Real Class o edifício em construção que desabou em Belém do Para era mais uma das milhares de ratoeiras de luxo que enfeiam as nossas cidades e limitam os nossos horizontes.
Da janela de casa eu os vejo crescer como gigantescos cogumelos e quase tão frágeis quanto eles, aqui perto há um gigantesco condomínio com mais de 20 torres, erguido no maior desrespeito ao meio ambiente, à segurança e às regras da boa vizinhança, porque altera o regime de ventos, está edificado sobre uma antiga lixeira, onde já 2 outros prédios ficaram interditados por quase 10 anos enquanto os repunham na vertical à força de congelamento dos alicerces – os compradores não sabem que estão montados em verdadeiras bombas – agridem as regras da boas vizinhança como todos, porque impedem a difusão dos sinais televisivos e limitam o seu Horizonte a uns poucos e desagradáveis metros. Mas o problema principal é que como a maioria, foram construídos com materiais de baixa qualidade, que agridem as normas da boa engenharia, os prédios sem ossatura em concreto vão subindo sem colunas nem vigas apenas sustentados por curtas barras de aço enfiadas nos furos dos blocos e enchidas de cimento liquido com emendas a cada andar. Eles não caem porque o Brasil não é um país sujeito a terremotos, mas alguns caem mesmo assim como esse de Belém, já pensaram no massacre que teria sido se esse edifício já estivesse habitado?
É preciso que o governo se debruce sobre esse problema e que limite tanto a altura como a quantidade e a densidade dos edifícios de apartamentos e escritórios, porque nós temos espaço de sobra, não há motivo para que vivamos amontoados como em Hong Kong.
.
Concordo totalmente.
Acho que deveriam fazer leis que garantissem segurança ao comprador e fiscais que garantissem o cumprimento das leis.
Mas esse caso de Belém é incrível. Que engenheiros incompetentes!
eu gosto de predio alto,principalmente o mais alto do mundo em Dubai,mas isso vou um acidente,em belém que infelizmente é onde eu moro é uma cidade horrivel,pobre,brega.
esse predio era de luxo,cada apartamento custava 500 mil reais em media,estava so faltando o acamento externo,caiu por que foi mal feito,culpa do engenheiro,e do arquiteto que fizeram seu servisso so para cima e não penssaram no aterramento do predio,o predio não estava firme esta para la e para ca.era de alto padrão.
Nem tem idéia aonde estão pisando, eu não quero nem de presente um desses, aqui onde eu moro estão levantando um monte, uma arapuca mesmo..cimento de má qualidade com muita areia e blocos, e as colunas, quem garante ? he…he..he..he. sai fora JACARÉ……he…he..he..
Enquanto houver gente que acha que mora em uma cidade “horrivel,pobre,brega” e que escreve serviço com SS, pensaram com SS, acha que aterramento é o mesmo que fundação; e que obviamente estuda e se informa pouco, haverá maus profissionais.
Concordo e me solidárizo com vc é um absurdo.
E o pior! fica por isso mesmo.
Quem não se lembra de um edifício que caiu no Rio a alguns anos????
Edifício Palace II, Construído por Sergio Naia.
A mídia já parou de falar e o prejuízo ficou com os moradores.
Amigo,e isso acontece em uma cidade que pertence ao segundo maior maior estado da federação,não existem falta de terrenos,o Estado do Pará é maior do que a maioria dos paises da Europa,ele é maior que todo o Japão,porque então não se constroem edifícios de 5 ou 10 andares no máximo,edifícios robustos,com bastante ferros e concreto,aqui em São Paulo também estão construindos essas arapucas ao qual eles chamam de estruturas pre fabricadas,o pior que ainda vendem essas arapucas com 48m² a mais de 150 mil reais cada unidade,a alguns anos atraz um desses edifícios de 15 andares,veio totalmente abaixo,só não matou ninguem,porque 3 dias antes um servente de pedreiro fez o maior escarcel alertando os responsáveis pela obra que não tinham visto nada!
follow-me on twitter http://twitter.com/kahdyoficial eu sigo de volta…….vlw
acredito que o real class foi um erro isolado. isso nao leva em conta que todos os predios da cidade correm riscos de cairem.
Caramb..belemm???entao é melhor falar com o jader barbalho…que foi e sempre será um dos icones de belem..para!!