O que acontece com a economia em função de um aumento, ceteris paribus, na oferta?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Para demonstrar o que ocorre com a economia quando, tudo o mais mantido constante, há um aumento no nível geral de oferta, é bom tomar todos os bens e serviços como um único bem, que a contabilidade nacional se encarrega de chamar de Produto Agregado. O preço deste produto agregado pode ser um número-índice de preços que mostre, dadas as devidas ponderações, o preço médio do Produto Agregado.
Tomando, desta forma, todos os bens e serviços da economia como um único bem, podemos analisar o que um aumento no nível geral de oferta faz na economia.
Um aumento na oferta significa que, para cada nível de preços, a quantidade do produto agregado que as empresas desejam oferecer será maior. Caso o mercado continue cobrando o preço de equilíbrio inicial, para o qual a oferta é igual a demanda pelo produto agregado, teremos uma situação em que a oferta de bens e serviços pelas empresas será maior que a demanda por estes. Há um excesso de oferta, já que, dado o preço no equilíbrio inicial, a quantidade que as empresas desejam ofertar é maior que a demanda.
Há então uma pressão nos preços de forma que as empresas vendam seu excesso de oferta. As empresas reduzirão o preço dos seus bens para que possam vender seu excesso de oferta.
No novo equilíbrio, o nível geral de preços da economia é menor e o Produto Agregado, que é uma medida de atividade econômica, é maior que o inicial.
O que acontece com o preço final do produto ofertado é:aumento na oferta é gerado por inibição da procura e a tendência do mercado é diminuir o preço final do produto para tentar um ponto de equilíbrio entre oferta e procura.Deus te abençoe e bons estudos.