Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

O que acontece se por uma luz nos olhos?

Opa Galera, alguém pode me ajudar… o esquema é o seguinte. Fiz uma experiência aqui em casa, e foi mais ou menos assim:

Peguei uma lanterna, uma lupa e botei a lanterna no olho do meu amigo, e com a lupa analisei o olho recebendo os reflexos da luz, reparei que a pupila se dilatou, ficou maior. dai tem 2 perguntas:

EXPLIQUE A FUNÇÃO E A IMPORTÂNCIA DESTE FENÔMENO PARA A VISÃO.

e essa:

DESCREVA E EXPLIQUE COMO OCORRE O CONTROLE NEUROLÓGICO DAS VARIAÇÕES OBSERVADAS NO EXPERIMENTO.

Obrigado quem ajudar

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. Amigo, vc tem certeza de que a pupila se DILATOU??? se o olho do seu amigo recebeu bastante luz, a pupila se contrai, pois a íris é feita de células fotossensíveis, ou seja, na presença de luz a íris se dilata. consequentemente a pupila fica menor e a quantidade de luz que o nervo óptico recebe é regulada, do contrário ele pode se queimar e a pessoa ficaria cega permanentemente.

  2. VISÃO

    A visão (a vista) é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.

    No entanto, os neuroanatomistas consideram que a visão engloba dois sentidos, já que são diferentes os recetores responsáveis pela percepção da cor (i.e. pela estimativa da frequência dos fotões de luz) os cones, e pela percepção da luminosidade (i.e. pela estimativa do número de fotões de luz incidente) os bastonetes.

    Os olhos são os órgãos sensoriais da visão, os olhos capturam a luz que incide sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotorreceptoras de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que adentram pelo nervo óptico que leva essas informações para o cérebro, para que lá sejam interpretadas essas sensações luminosas, ou seja os olhos captam as imagens mas quem vê mesmo é o cérebro, ver com o cérebro o que significam aquelas luzes captadas pelos olhos, interpretar as formas e as cores contidas nas imagens que estão sendo captadas pelos olhos durante a visão. Por isso, no sentido mais amplo da palavra visão (de percepção visual), esta requer a intervenção de zonas especializadas do cérebro no córtex visual que analisam e sintetizam a informação recolhida em termos de forma, cor, textura, relevo, etc. A visão é por isso a percepção das radiações luminosas, compreendendo todo o conjunto de mecanismos fisiológicos e neurológicos pelos quais essas radiações determinam impressões sensoriais de natureza variada, como as cores, as formas, o movimento, a distância e as intensidades das luzes visualizadas no ambiente. O olho é a câmera deste sistema sensorial e é no seu interior que está a retina, composta de cones e bastonetes, onde se realizam os primeiros passos do processo perceptivo. A retina transmite os dados visuais, através do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. No cérebro tem então início o processo de análise e interpretação que nos permite reconstruir as distâncias, cores, movimentos e formas dos objectos que nos rodeiam.

Related Questions