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  • 0
Anônimo(a)

o que devo fazer na relaçao da twister?

eu tenho uma twister e ouvi de cortar a relaçao dela o q seria isso?
o q devo fazer colocar pião menor e coroa menor para dar mais velocidade na arancada ou pião maior e coroa maior para dar mais velocidade final é assim que funciona?

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4 Answers

  1. cara funciona assim
    melhor não mexer na coroa. apenas em motos de competição vale a pena mexer na coroa.
    se vc quer velocidade final então diminua dentes apenas no pinhão.
    mas se vc quer arrancads bruscas e retomada de velocidade então aumente dentes do pinhão.

    mude no maximo 1 ou 2 dentes pois a diferença é grande para a moto. existem pinhões de 13,14,15 e mais. espero ter te ajudado.

  2. Não funciona assim

    Pense da seguinte maneira. Imagine um pinhão de 12 dentes e uma coroa de 36 dentes. Para cada volta do pinhão a coroa deu 1/3 de volta …

    Agora imagina que vc coloca um pinhão de 15 dentes, a coroa continua com 36 dentes. Para cada volta do pinhão a coroa vai dar quase meia volta, ou seja, a coroa está girando mais, portanto a roda está girando mais. Se a roda gira mais a moto corre mais, concorda ?

    Portanto, o pinhão maior -> velocidade maior da moto

    Agora imagina que vc tem o mesmo pinhão de 12 dentes e a coroa em vez de 36, tem 30 dentes (menor). Vai ter o mesmo efeito

    Aumentar o pinhão tem o mesmo efeito que diminuir a coroa

    Diminuir o pinhào tem o mesmo efeito que aumentar a coroa.

    Aumentar o pinhão (ou diminuir a coroa) chama-se “alongar a relação”, ou seja, a relação fica maior. Veja o caso 12 divdido por 36 = 0,3333 15/36 = 0,416666 ou 12/30 0,4 portanto essas duas modificações pinhão de 15 ou coroa de 30 aumentaram a relação de 0,333 para 0,4166 ou de 0,333 para 0,4 ..

    Diminuir o pinhão (ou aumentar a coroa) chama-se “encurtar a relação”, ou seja, a relação fica menor.

    O encurtamento da relaçào torna a moto mais ágil, acelera mais. Dá mais força porém, diminui a velocidade final. É muito usado em motos de trilha que precisam subir morros, barrancos e não precisam muito de velocidade final.

    Se vc colocar um pinhào menor e uma coroa menor, nào há modificação na relação.

    Imagine pinhão de 15 e coroa de 45 -> 15/45 = 0,3333
    Imagine que vc muda para um pinhào de 12 e coroa de 36 -> 12/36 = 0,3333, ou seja, a mesma relação que tinha antes.

    MAs isso é a teoria.

    O que você tem que fazer é experimentar. Se você acha que a sua moto está sem força, se ela fica pedindo para reduzir marchas, se para retomar a velocidade você acha que sua moto está fraca, você tem que ENCURTAR a relação. Faça isso colocando uma coroa MAIOR

    Se você acha que a sua moto está com força mas sem velocidade final, se vc acha que vc tem que chegar na faixa vermelha do contagiros para alcançar 90km/h na última marcha você tem que ALONGAR a relação. Faça isso colocando uma coroa MENOR.

    Deixa o pinhão quieto. Mas se quer mexer no pinhão, para ENCURTAR coloque um pinhào menor e para alongar coloque um pinhão MAIOR.

    Essas mexidas de relação tem que ser experimentadas. Uma relação curta na sua moto pode ficar ruim para outra pessoa que usa a mesma moto mas em condições diferentes. Se a moto anda com peso grande (do piloto e de garupa) melhor encurtar. Se ela anda com peso pequeno (só o piloto magro e sozinho), melhor alongar. Se anda muito no transito fechado (melhor encurtar). Se pega estradas planas e bem asfaltadas (melhor alongar). QUer dizer tem muita coisa que influi no uso da moto e na escolha da melhor relação. O jeito é experimentar e ver qual vc acha que fica mais legal.

  3. Cara tenho uma TW e ja tentei fazer isso,nao dá para aumentar o pinhao pois o espaço é sob medida,o melhor é deixar como estar.dependendo do piloto uma TW deixa a cb 300 para traz bem facim!

  4. Quanto maior o pinhão e a coroa, mais velocidade atingirá. Se reduzí-los, terá maior força para arrancada e na subida você perceberá a força que é desenvolvida. Contudo, a moto trabalha em alta rotação e não atinge velocidades significativas, bem como seu consumo aumenta. O melhor mesmo é deixar o pinhão com 12 (ou 13 dentes) que é o original, para que mantenha o consumo e a moto não seja degradada mais severamente.

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