o que diferencia a agropecuaria intensiva da extensiva?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Intensiva: alta tecnologia (no preparo do solo, irrigação e colheita), grande rotatividade de culturas, geralmente maior produtividade (renda por m²),
Extensiva: geralmente grandes áreas, baixa tecnologia, monocultura, produtividade menos (custo:produção menor)
Agropecuária intensiva: é aquela onde aplicam-se grandes investimentos, com a finalidade de maximizar produção e consequentemente lucros. Nesse caso a tecnologia é de ponta e visa reduzir riscos ao mínimo.
Exemplos: Se for na agricultura, o preparo do solo é esmerado, amostras de solo são feitas rotineiramente a fim de corrigir problemas nutricionais (com adubação), problemas de acidez (com calcário). São lavouras grandemente mecanizadas, desde a semeadura até a colheita. As sementes utilizadas são certificadas, isentas de vírus, tratadas com fungicidas, pesticidas, etc. A quantidade de água para a cultura (cultivo adotado), é controlada por meio de projetos de irrigação. Em fruticultura, p. ex. , em viníferas, por meio do controle da água aplicada ao solo, é possível obter-se até duas safras anuais (vale do São Francisco, Nordeste) Claro que para isso outros fatores climáticos devem ser favoráveis). Utiliza-se de profissionais, como engenheiros agrônomos, na tomada de decisões.
Na pecuária intensiva, o “tratamento” é similar à agricultura; os investimentos, cuidados, alimentação controlada, vacinas, manejo sofisticado do rebanho, acompanhamento de ganho de peso, são monitorados por profissionais, como médicos veterinários, na tomada de decisões.
Agricultura extensiva, é caracterizada por grandes lavouras, monoculturas, maiores riscos de perdas na pecuária, os animais são criados soltos no pasto, sem confinamento.
De um modo geral é isso, claro que muito mais pode ser dito à respeito.