O que é água de lastro?
Anônimo(a)
Asked: 14 de setembro de 20102010-09-14T18:56:20-03:00 2010-09-14T18:56:20-03:00Barcos e Navegação
O que é água de lastro?
You must login to add an answer.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
É a água externa a embarcação, que é admitida ou expulsada dos tanques de lastro para garantir a estabilidade. Simples.
Água de lastro é a água do mar ou do rio captada pelo navio para garantir a segurança operacional do navio e sua estabilidade. Após o surgimento dos navios construídos com aço, a água de mar passou a ser utilizada para manter o calado do navio. Assim, a água utilizada com este objetivo passou a ser chamada de água de lastro. Os tanques são preenchidos com maior ou menor quantidade de água para aumentar ou diminuir o calado dos navios durante as operações portuárias.
os navios sempre precisaram de lastro para melhorar a sua estabilidade antigamente este lastro que significa peso extra era feito por peso com pedaços de bloco de ferro ou qualquer outro material incluindo tijolo. as vezes usavam trilhos de trem para lastrear o navio. com a melhoria da tecnologia os lastros solidos foram transformando em lastro liquido e passaram os navios a usarem agua do mar ou agua do rio para acrescentar peso extra na embarcação. o lastro melhora a estabilidade do navio, podemos aumentar ou diminuir o calado, podemos colocar o lastro liquido em tanques especiais somente para isto ou em porão que é no caso dos navios graneleiros que ao atravessarem os oceanos usam lastro nos porões especialmente construido para isto dando mais estabilidade do navio. os tanques podem ir totalmente cheios o que é preferivel ou podem ter pouca agua o que chamamos de tanque com superficie livre mas é recomendando ter menor superficie livre dentro dos tanques. LASTRO = PESO EXTRA . o navio é considerado como uma balança coloca-se peso extra para melhorar sua estabilidade. estabilidade podemos considerar como EQUILIBRIO e temos o equilibrio estavel, instavel e permanente. é recomendando sempre o equilibrio estavel isto é o navio balanca e volta para a sua posição normal equilibrio instavel o navio fica ora na posição normal e ora na posição anormal. equilibrio permanente é quando o navio dá um balanço e permanece naquela posição ele está sempre adernado.