“Adolescente é morta a 80 chibatadas em Bangladesh por supostamente ter se envolvido sexualmente com um primo casado.”
“Pai espanca filha para que seguisse ‘as regras da igreja’, e ela morre”
“Ladrão espanca criança para roubar mochila”
“Mulher rouba leite em pó de supermercado”.
Algumas das notícias acima são verídicas, outras não. Dessa forma, gostaria de saber se os fatos acima são antiéticos, imorais ou ainda morais E antiéticos. Lembrando que ética e moral são não sinônimos. Espancar ou violentar alguém por valores religiosos e costumes alguém é imoral e/ou antiético? E roubar?
Grato a quem ajudar, uma boa resposta será devidamente recompensada ;D
nenhum deles é antietico ou imoral, uma vez a a moral e a etica é uma formulação de ideias humanas, quem formula essa ideia pode modificalas a seu bel querer pra tornar algo antietico em etico, pra se beneficiar de alguma coisa ou fato.
se eu sou o responsavel pela etica, poderia dizer q é etico forçar o sexo pras mulheres quando eu estivesse a fim e depois fazer com voltasse a ser antietico quando fosse com alguem q eu gosto.
etica e moral não são verdade, são um conjunto de ideias onde eu posso usar como guia de senso comum.
Não entendi a pergunta. Todos são ruins, com exceção do último, que é mais levinho, mas não quer dizer q seja bom
acho que fica assim
-imoral
-imoral
-anti etico
-anti etico
Tudo isso é em si mesmo neutro…
Os fatos, em si mesmos, não são nem deixam de ser bons, maus, éticos, morais, imorais… Nós que os classificamos em nossas mentes… Cada cabeça cada sentença….Roubar, por exemplo, pode ser simplesmente um modo de subsistência necessário, dependendo das circunstancias…
Tudo depende, em grande medida, da civilização. Por ex.: o caso da adolescente do Bangladesh: no Brasil é uma coisa; no Bangladesh é outra…
“To be or not to be is the question” (Shekspear >não sei se escrevi bem o nome… rsrsss…)