Quero saber O que é construtivismo de Derrida, preciso disso pra prova.
Anônimo(a)
Asked: 7 de dezembro de 20102010-12-07T12:06:56-02:00 2010-12-07T12:06:56-02:00Citações
O que é construtivismo de Derrida?
You must login to add an answer.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
sei não…….
http://letras.terra.com.br/promocoes/7anos/164470/
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.
Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído (‘acervo cultural da Humanidade’).
Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por conseqüência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais.
0 construtivismo é hoje considerado uma tendência por algumas linhas pedagógicas e por outras, apenas uma proposta do trabalho. Considerada ou não uma tendência, tem sido adotada por varias escolas. Os programas do ensino deverao ser integrados para que o aluno construa o seu próprio conhecimento baseado em expenencias vividas, relacionadas à realidade que nunca se apresenta dividida em compartimentos estanques, como geralmente as matérias do currrculo tradicional. É uma proposta de passar os mesmos conteúdos do tradicional de maneira diferenciada, revelando a sua amplicidão, a sua importância, a sua função na vida. A forma como as matérias se organizam devem ser discutidas com os alunos, para que não vejam cada disciplina como “gavetinha” que eles nao sabem exatamente quando irão precisar abrir.
Quando comparamos o metodo tradicional com a proposta construtivista podemos verificar que o aluno alfabetizado pela primeira proposta não comete muitos erros ortográficos e isso é algo muito positivo, porém quando solicitamos a esse aluno que escreva uma frase ou um texto, as dificuldades aparecem. Já no caso do construtivismo, o aluno escreve textos excelentes com muitos erros ortográficos (na majoria das vezes). Diante disso, a melhor saída seria interligar uma situação a outra. Desta maneira chegaríamos ao ideal de educação. E aí deparamos com o problema. Como achar o meio termo para tudo isso? Como fazer com que o aluno escreva corrotamente? A resposta está no professor. Ele deve ser intermediário de tudo isso. Cabe a ele utilizar a sua criatividade. E haja criatividade. Ele é o desafiador do aluno, aquele que o colocará em situacão do “desequilíbrio”. O aluno diante de um desafio, provoca a sua capacidade do pensar, mobiliza suas estruturas de inteligência.