Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

o que é engenharia mecatronica?

You must login to add an answer.

5 Answers

  1. mistura de engenharia mecânica e engenharia eletrônica.
    trabalha com sistemas mecânicos que utilizam eletrônica para funcionar.
    por exemplo robôs.

    abraços.

  2. oi, encontrei isso num site e acho que vc vai gostar:
    Engenheiro mecatrônico
    Esse tecnólogo projeta e instala máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção. Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem. Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.
    O mercado de trabalho
    O tecnólogo encontra um bom campo de trabalho, principalmente no setor industrial, mas o mercado é concorrido. Existe boa procura pelo setor automotivo, em companhias como Volkswagen e Ford, e também por empresas metalúrgicas, como a Bardella, nas fábricas de eletroeletrônicos, como a Philips, e nas de autopeças, como a Cofap e a Magneti Marelli. A maior demanda é pelo profissional que trabalhe com planejamento e gestão de projetos, mas também há oportunidades nos setores de instalação, manutenção, operação e supervisão de equipamentos de mecatrônica, como máquinasferramentas e robôs industriais. “Historicamente, as regiões Sul e Sudeste, principalmente o interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, são os mercados mais aquecidos para esse tecnólogo. Mas, recentemente, tem aumentado a procura em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, na Bahia e no Ceará, estados que estão passando por um processo de industrialização”, afirma o professor Irapuan Santos, coordenador do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica da UTFPR. Manaus, por causa do expressivo parque industrial da Zona Franca, também oferece oportunidades. Segundo o professor, as empresas dão preferência a tecnólogos que tenham no currículo cursos que comprovem o domínio de ferramentas de desenho em computador, como o CAD, e que saibam falar inglês. O domínio do alemão e do espanhol também é um diferencial importante.

    Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea)
    O curso
    A formação desse tecnólogo passou por uma mudança para acompanhar a evolução dos equipamentos, cada vez mais complexos. As máquinas-ferramentas, por exemplo, incorporam a eletrônica e a informática. Assim, as especializações variam de instituição para instituição, mas os cursos da área têm uma plataforma curricular comum. Entre as matérias estudadas, estão termodinâmica, dinâmica dos fluidos, tecnologia de dispositivos e processos de produção. Em laboratório, aprendem-se técnicas de tratamento térmico de materiais, construções motoras e sistemas hidráulicos e pneumáticos. Essas disciplinas são complementadas ao longo do curso com o conhecimento de robótica, manufatura automatizada, óptica, microprocessadores e metrologia. Nem todas as instituições de ensino obrigam os alunos a fazer o estágio. Mas para levar o diploma é preciso fazer um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Algumas escolas oferecem formação específica, como projetos e processos de produção. Outras, como a Furg, focam numa área determinada, como refrigeração.

    Duração média: três anos.

    Outros nomes: Fabric. Mecân.; Manut. Mecân.; Mecân. (processos de prod.); Mecân. (proj.); Mecân. de Precisão; Proj. Mecân.; Refrigeração e Climatização; Sist. Automotivos; Soldagem.
    O que você pode fazer
    Gestão de manufatura
    Dirigir os processos de usinagem, garantindo o bom funcionamento das máquinas e o padrão de qualidade dos produtos produzidos em linha.

    Manutenção de máquinas e equipamentos
    Consertar equipamentos, dispositivos controladores e processadores e acompanhar seu funcionamento.

    Mecânica de precisão
    Desenvolver atividades voltadas para a produção de equipamentos controlados por sensores elétricos e ópticos ou por microcontroladores automáticos.

    Mecatrônica
    Programar e integrar eletronicamente máquinas-ferramentas. Automatizar os processos de produção. Construir robôs industriais com capacidade de reprogramação automática.

    Processos
    Montar tornos mecânicos, motores de combustão e caldeiras e acompanhar seu desempenho. Usar ferramentas eletrônicas de automatização de máquinas e processos.

    Projetos
    Criar equipamentos, instalações e dispositivos mecânicos industriais, com a utilização de ferramentas de simulação que permitam a concepção de objetos virtuais em 3D.

    Soldagem
    Coordenar os serviços de ligação e solda de peças e estruturas metálicas utilizadas na engenharia.

    Espero que tenha ajudado…
    abraço

  3. A Profissão de Engenheiro Mecânico

    Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Nesse sentido o Engenheiro Mecânico é o responsável pelo projeto e fabricação de motores de todos os tamanhos, veículos, máquinas mecânicas de todo tipo e sistemas pesados de produção de energia.
    O Engenheiro Mecânico também pode atuar supervisionando a construção destas máquinas liderando equipes de mecânicos técnicos, eletricistas e operários, ou então, atuando na manutenção das máquinas de usinas e plantas industriais.

    Engenharia Mecânica

    Habilitação:Engenheiro Mecânico

    Duração do Curso:5 anos

    Área:Engenharia

    Atributos do Profissional:Meticulosidade e Raciocínio Lógico

    Salário Médio:R$ 2.793,00

    Grade Básica do Curso de Engenharia Mecânica:

    Cálculo
    Transmissão de Calor
    Materiais de Construção Mecânica
    Máquinas Operatrizes e de Transporte
    Plástica e Estética
    Tecnologia Mecânica
    Máquinas Hidráulicas
    Construção de Máquinas
    Termodinâmica
    Elementos de Máquina
    Aspectos Favoráveis da Profissão de Engenheiro Mecânico:

    Com se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para Engenheiros Mecânicos em diversas indústrias tais como indústria de maquinário, montadoras de automóveis, indústria textil e eletro-eletrônica. O Engenheiro Mecânico tendo oportunidades tanto desenvolvendo projetos, quanto liderando a implantação. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, nos próximos anos indústrias emergentes tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em engenharia mecânica.

    Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia Mecânica:

    Assim como acontece com outra engenharia tradicionais, na Engenharia Mecânica, devido a grande quantidade de profissionais formados anualmente o nível de competição é alto.

    by Thomas Edison

  4. macatronica = mecanica e eletronica. isso da dinheiro demais e so saber como trabalhar, mas vc tem q ter sua propria oficina, ai sim vc ganha mt xD

Related Questions