Amigos o que significa moral para este grande pensador
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Para Durkeim Moral é a ciência dos costumes (Durkheim, Lévy-BRÜhl)
A Moral em Émile Durkheim
Autora: Marina Félix de Melo
Doutoranda do Programa de PósGraduação em Sociologia
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:liqXPAgrri0J:starline.dnsalias.com:8080/sbs/arquivos/12_3_2009_14_37_31.pdf+%22+moral+para+Durkheim%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjF4n5UmROQFupn-_r3lpgaxbIqNap_7JAuyWSm8Zf6D16hYIfwL1v5b_Ql0Vo0lXDo8QR3FgHA9utt8DXRZA463e5puJvXgzxks5FaO1H-GrDTpGT9lnED3YJyOFbvOWNLzGV4&sig=AHIEtbTAGrBH8k4cwk-GbcNQ-TBL83wttw
Moral é o conjunto de valores aceitos por um grupo social.
Conduta..
É aquilo que é estabelecido por uma sociedade.O que é moral para um pode não ser para outro!
A Josiane respondeu corretamente, gostei da resposta, podia posta a fonte…
Em suma, moral seria um valor, feito da soma de outros valores (ex: justiça, costumes), que motiva condutas.
talvez seja isso de uma olhada!!!!!!!!!
A idéia básica é que a moral deva ser uma regra determinante da conduta, fixando o comportamento de forma a reduzir o arbítrio individual, além de estabelecer a regularidade de hábitos em condições determinadas. Essa regularidade atuaria mediante a autoridade moral, sendo que juntas comporiam o espírito de disciplina, a primeira disposição fundamental de todo temperamento moral, considerado o primeiro elemento da moralidade e fator sui generis na educação. Associada à idéia do condicionamento da moralidade, Durkheim argumenta sobre a necessidade humana de interessar-se por algo distinto de si mesmo mediante o vínculo com grupos sociais e a devida solidariedade a estes. Esse vínculo social é considerando o segundo elemento da moralidade. Uma moralidade compreendida como uma mescla de razão e sentimentos, um dualismo entre a autonomia e a heteronomia, uma natureza marcada pela vontade arrazoada e a obrigação. Para Durkheim não há no homem uma unicidade de razão que lhe permita ter uma autonomia plena de sua vontade. Entretanto, considerava a autonomia da vontade o terceiro elemento da moralidade.
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