Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

O que é um fato social ?

You must login to add an answer.

9 Answers

  1. Fato social são todos os fatos ou relaçoes entre as pessoas que acontecem em sociedade. Manifestaçoes, assassinatos, por exemplo. De modo geral, quase tudo (ou tudo mesmo) que acontece em sociedade é considerado um fato social.

    Esse fato social pode ser consirado um problema social, que é todo tipo de problema relacionado à sociedade (miseria, violencia, assalto, suicidio, alcoolismo, roubo, desigualdade social).

    Quando esse problema passa a ser estudado por sociólogos, atravez de uma metodologia, esse problema se torna um problema sociologico

  2. Como já foi dito o fato social são todas as manifestações decorrentes da ação humana influenciada por fatores externos ao indivíduo em uma sociedade… embora parta do indivíduo, o fato social é exterior a este compreende? e não depende dele para existir pois é decorrente como já citado de fatores prédeterminados que sempre se refletirá neste ou naquele indivíduo…
    ou seja vão se os indivíduos… ficam se os fatos sociais…
    cito este exemplo:
    numa determinada cidade durante o ano, houve dez suicídios pelo mesmo motivo (o fato social), entretanto mais dez possíveis suicidas enfrentam os mesmos motivos mas não cometeram o suicídio compreende? entretanto não se sabe quando, possivelmente no ano seguinte um determinado número de pessoas deste grupo cometerá o suicídio… esse é o fator que faz com que o fato social seja independente e externo…
    para compreender melhor o que é fato social pesquise Émile Durkheim, o pai da sociologia e o teórico do Fato Social.

  3. fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
    Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

  4. Segundo Durkheim, duas formas de solidariedade social podem ser constatadas: a solidariedade mecânica, típica das sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam. Reconhecem os mesmos valores, os mesmos sentimentos, os mesmos objetos sagrados, porque pertencem a uma coletividade. E a solidariedade orgânica, característica das sociedades capitalistas, onde, através da divisão do trabalho social, os indivíduos tornam-se interdependentes, garantindo, assim, a união social, mas não pelos costumes, tradições etc. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes e necessários, como os órgãos de um ser vivo. Assim, o efeito mais importante da divisão do trabalho não é o aumento da produtividade, mas a solidariedade que gera entre os homens.

    Algumas idéias fundamentais decorrem desta análise, como o conceito de consciência coletiva: “O conjunto de crenças e de sentimentos comuns entre os membros de uma mesma sociedade, forma um sistema determinado que tem sua vida própria; podemos chamá-la de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem como substrato um órgão único; é, por definição, difusa, ocupando toda a extensão da sociedade; mas nem por isso deixa de ter características específicas, que a tornam uma realidade distinta. Com efeito, ela é independente das condições particulares em que se situam os indivíduos. Estes passam, ela fica. É a mesma no Norte e no Sul, nas grandes e nas pequenas cidades, nas diferentes profissões. Por outro lado, não muda em cada geração, mas ao contrário liga as gerações que se sucedem. Portanto, não se confunde com as consciências particulares, embora se realize apenas nos indivíduos. É o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, condições de existência, seu modo de desenvolvimento, exatamente como os tipos individuais, embora de outra maneira”[17].

    Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecânica a consciência coletiva abrange a maior parte dos membros desta sociedade. Nas sociedades dominadas pela solidariedade orgânica há uma redução desta consciência coletiva porque os indivíduos são diferenciados. Por isso, nestas últimas, em oposição às primeiras, ocorre um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições sociais e há, especialmente, uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais.

    Durkheim defende também o primado da sociedade sobre o indivíduo:

    · as sociedades têm prioridade histórica sobre os indivíduos

    · as sociedades têm prioridade lógica sobre os indivíduos, porque se a solidariedade mecânica precede a solidariedade orgânica, não se pode explicar a diferenciação social a partir dos indivíduos, pois a consciência de individualidade não pode existir antes da solidariedade orgânica e da divisão do trabalho social.

    Daí que os fenômenos individuais devem ser explicados a partir da coletividade, e não a coletividade pelos fenômenos individuais. Donde a divisão do trabalho ser um fenômeno social que só pode ser explicado por outro fenômeno social, como a combinação do volume, densidade material e moral de uma sociedade, sendo que o único grupo social que pode proporcionar a integração dos indivíduos na coletividade é a corporação profissional.

    Em outra importante obra, publicada em 1912, As Formas Elementares da Vida Religiosa, E. Durkheim propõe a elaboração de uma teoria geral da religião fundamentada nas formas mais simples e primitivas das instituições religiosas. Durkheim acredita, assim, que se possa apreender a essência de um fenômeno social observando suas formas mais elementares. Por isso parte do estudo do totemismo nas tribos australianas, chegando à conclusão de que os homens adoram uma realidade que os ultrapassa, que sobrevive a eles, mas que esta realidade é a própria sociedade sacralizada como força superior. Nem as forças naturais, nem os espíritos, nem as almas são sagradas por si mesmas. Só a sociedade é uma realidade sagrada por si mesma. Pertence à ordem da natureza, mas a ultrapassa. É ao mesmo tempo causa do fenômeno religioso e justificativa da distinção entre sagrado e profano. Para Durkheim, qualquer crença ou prática religiosa é semelhante às práticas totêmicas.

    Mas por que a própria sociedade torna-se objeto de crença e culto? Durkheim explica: “De maneira geral, não há dúvida de que uma sociedade tem tudo o que é preciso para despertar nos espíritos, unicamente pela ação que ele exerce sobre eles, a sensação do divino; p
    2 anos atrás Denuncie

  5. Segundo Durkheim,o pai da aplicação cientifica na sociologia,fato social é a força que os fatos exercem sobre o indivíduo,ou seja,quando é adotado um idioma em sua formação,quando aceita determinada disciplina familiar ou até certos códigos de leis,esse individo é submetido a tais fatos q fazem parte da vida social e q surgem atravéz da natureza coletiva e estado comum ao grupo.

  6. De acordo com Émile Durkheim é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como algo exterior a eles com existência independente e estabelecida em toda sociedade.

    Para ele os fatos sociais são “coisas”, maneira de agir, penase e sentir exteriores ao indivídou. Exemplo: regras jurídicas, morais, dogmas religionsos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes e etc.

  7. Fato social é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de Força ( de Ação, Coação) sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade.

    Exemplo: casamento
    Violência na favela.

    Entendeu?

Related Questions