ajude…10 pontos.Achei o que é manifesto( artes moderna)define-se Manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema
Oswald de Andrade, em 1924, lança o “Manifesto Antropófago”. A antropofagia é uma espécie de canibalismo, mas entre os índios brasileiros, somente acontecia quando o inimigo se mostrava forte e digno, sendo uma forma de absorver o que o outro tinha de bom. A idéia era absorver o que a literatura estrangeira tinha de bom, deglutindo e devolvendo o resto. Absorvendo o que vinha de melhor, mas não reproduzindo, e sim fazendo uma leitura crítica (com certo humor), dessa forma mantendo um diálogo, uma paródia. Sendo o Brasil um país heterogêneo, como pensar em cultura num lugar assim? O Manifesto Antropófago seria uma proposta de vingança e demonstração de força contra o entrangeiro, onde a riqueza do Brasil está na multiplicidade de capacidade de almagamar novas idéias. Em “Macunaíma – O herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade, a idéia de antropofagia está presente como força; já o Tropicalismo devora todos os estilos musicais com algo primitivo (nosso). Toda vez que o brasileiro in
Não seria antropofagia?
Ai vai: Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico) foi um Manifesto Literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo brasileiro. Foi lido em 1928 para seus amigos na casa de Mário de Andrade e publicado na Revista de Antropofagia, que ajudou a fundar com os amigos Raul Bopp e Antônio de Alcântara Machado.
Mais político que o anterior manifesto de Oswald, o da Poesia Pau-Brasil, esteticamente, basicamente, reafirma os valores daquele, apregoando o uso de uma “língua literária” “não-catequizada”.
Ideologicamente, se alinha ainda com aquele, porém busca uma maior explicitação da aproximação de suas idéias com as de André Breton e, portanto, com as idéias de Marx, Freud e Rosseau.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_antropof%C3%A1gico