Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

O que são dimensões??????????????????????

Dizem que no nosso universo há somente 3dimensões, porém algumas teorias dizem que há 4, 10, 11, 22 dimensões só que por estarem enroladas entre si são invisíveis. O que querem dizer com isso? Se estas supostas dimensões desenrolarem-se e tornarem visíveis o que acontecerá? O que são dimensões e como as supostas existem podem estar enroladas?
Obrigada a todos que responderem.
É muito complicado pra mim entender tudo isso, gostaria de uma explicação de fácil entendimento, sem ser cópias de textos da internet porque já li muitos deles, e não entendi muita coisa, li também sobre a teoria das cordas, entendi muito pouco também e gostaria qual q relação que ela faz com as dimensões do universo.
Me explique também essa coisa de 3 eixos espaciais e um temporal.
Me ajudem PF sei que são muitas dúvidas, mas realmente me interessei por isso e estou inquieta.

You must login to add an answer.

5 Answers

  1. dimensões são atalhos no universo os buracos de minhoca q vc entra em um e sai a um outro lugar exemplo:estou na terras entro em um buraco de minhoca e posso sai em jupiter ou mais distantes e tbm vc pode chamar isso ou de buracos de minhocas ou imperfeções do universo

  2. Faça o seguinte. Desenhe um segmento de reta em um papel. Agora desenhe outro segmento fazendo um ângulo de 90º com o anterior. Agora tente desenhar um terceiro seguimento que faça ângulos de 90º com os outros dois. Impossível fazer esse passo, não é? Isso porque numa folha de papel só podemos desenhar em no máximo duas direções diferentes, por isso ela é bidimensional.

    Agora, pegue um lápis. Encoste nele outro lápis de modo que eles formem um ângulo de 90º e segure ambos com uma só mão. Agora, pegue um terceiro lápis com a outra mão e segure junto com os outros de modo que ele forte um ângulo de 90º com os outros dois anteriores. Agora foi possível, não é? Agora, tente segurar um quarto lápis (peça ajuda para alguém!) de modo que ele forme ângulos de 90º com os outros 3 lápis. Impossível. Isso porque o nosso espaço tem 3 dimensões.

    Percebeu o que “dimensão” significa? Dimensão nada mais é do que o número máximo de retas que conseguimos colocar em um espaço de modo que todas elas sejam ortogonais em relação à todas as outras. Em outras palavras, é o número de direções que podemos nos locomover. Em um papel, que é bidimensional, só podemos ir nas direções frente-trás e esquerda-direita; todas outras direções diagonais serão simples composições dessas duas. No espaço tridimensional podemos ir para frente-trás, esquerda-direita e cima-baixo.

    Agora que você entendeu o que é dimensão, vou te explicar o que é uma dimensão compacta e uma estendida. Imagine agora que sua folha é infinita: se assim fosse, você poderia sempre desenhar em uma direção que sempre se afastaria do ponto inicial. Agora, pegue sua folha e enrole em um cilindro. Se ele fosse infinitamente longo, você poderia desenhar na direção do eixo que sempre você iria se distanciar do ponto inicial. E se você desenhar em uma direção ortogonal, o que acontece? Você vai dar a volta no cilindro e voltar pro ponto inicial. A direção que você pode ir sempre se distanciando é uma dimensão estendida e a direção em que se você andar o suficiente irá voltar pro começo é uma dimensão compacta. Quanto menor o raio do cilindro, menos temos que andar até voltar pro começo.

    Hoje sabemos que nosso universo possui 4 dimensões estendidas. 3 delas são as dimensões espaciais, a quais estamos acostumados, e outra é o tempo. Estamos sempre andando na direção do tempo e percebemos isso justamente como a passagem do tempo. Podemos andar nas outras 3 dimensões à vontade o que percebemos como movimento.

    Um conjunto de teorias chamadas de teorias das cordas (e das branas também) exigem que o universo tenha dimensões extras, mas elas precisam ser compactas e extremamente pequenas. Pequenas demais para serem percebidas por átomos, menos ainda por nossos sentidos. Essas teorias não são consideradas teorias científicas pois não existem evidências que as provem, mas são consideradas um possível passo rumo a uma teoria mais abrangente da física. Como todo ramo novo, são poucos os que realmente entendem, então não se sinta mal por não conseguir!

    Entender essas novas teorias exige anos de treinamento em matemática e física, porém se você quiser um texto mais simples que as explique sugiro o seguinte livro:
    O Universo Elegante, por Brian Greene.

    Ele trata especificamente dessas teorias em linguagem acessível para a maioria das pessoas. É fácil achá-lo em qualquer livraria e não deve custar mais que uns R$50,00. Também existe um documentário baseado no livro, não é difícil achá-lo legendado na internet.

  3. Campanha “Ganhei 2 pontos por não responder nada!”
    ……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡
    ……..|……….2 Pontos …..|||”|””\__
    ……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE. E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS!!!!

  4. Pois bem, comecemos então pela dimensão em que nos encontramos, afinal, é só daqui que podemos perceber outras dimensões. Ademais, pela lógica e pela ordem, uma dimensão deve sempre conter outras dimensões inferior a ela, ou seja, as dimensões inferiores devem estar contidas nas superiores – geometricamente falando.
    Digamos então que vivemos sob a forma de 3ª dimensão simplesmente porque ela pode conter as dimensões inferiores que são: a 1ª que uma é a linha, a 2ª que é um plano e a 3ª que é um sólido, cubo ou outro objeto de várias faces. Portanto somos objetos tridimensionais e nos locomovemos entre objetos tridimensionais num mundo tridimensional.Porém podemos perceber que nós e tudo a nossa volta, incluindo a Terra e o Universo, estamos inseridos em um meio superior. Esse meio é o famigerado espaço-tempo: A 4º dimensão.
    Geometricamente, foi só até ai que a matemática e a física conseguiram, racionalmente, chegar, no mundo macroscópico. Tentaram, num exercício sem sucesso, imaginar as tais hiperestrutura como o ridículo hipercubo que nada significa numa questão dimensional.
    Diante da impossibilidade da existência de dimensões superiores no macrocosmo, tiveram de procurá-las no microcosmo, nas partículas que poderiam constituir as energias que formam o átomo. E idealizaram que essas energias poderiam ser uma vibração, mas essa vibração não seria pontual mas sim partindo de uma minúscula forma de linha ou “corda”.
    A matéria, os átomos ou suas partículas seriam constituidas dessas cordas, mas essas cordas continham específicas vibrações para cada elemento, e essas vibrações às transformavam num aspecto de membrana. E são justamente à essas membranas que os físicos se referem quando dizem que as dimensões se sobrepõem umas as outras, e que a matemática “deles” exigem 7 dimensões para que as equações tenham um resultado satisfatórios e possam explicar as existências fenomológicas, incluindo a quantica da força gravitacional.
    Particularmente eu não concordo com o uso do termo “dimensão” para essas “menbranas” e nem com a tentativa de quantificar a força gravitacional.
    Penso que essa teoria nunca poderá ser provada, independentemente do acelerador de partículas LHC e que a física pode estar perdendo tempo em torno de algo utópio…uma quimera.

Related Questions