Oi queria saber o que se estuda em arquelogia,não o fundamento mas o que se estuda,queria saber se ela estuda os objetos da antiguidade como antigas formas de tecnologias,armaduras medievais ,armas da antiguidade,essas coisas,e se nao for arqueologia que estuda os objetos por favor me digam qual a profissao que estuda isso,Vlw
Anônimo(a)
Asked: 20 de fevereiro de 20112011-02-20T19:16:24-03:00 2011-02-20T19:16:24-03:00Ensino e Instrução
O que se estuda em arqueologia?
You must login to add an answer.
Em primeiro lugar você vai ter que estudar e aprender HISTÓRIA.
A arqueologia nada mais é do que a disciplina que estuda as culturas e os modos de vida do passado fazendo analises a partir de analise de vestígios materiais, sendo uma ciência social que estuda as sociedades podendo ser tanto as que ainda existem quanto as já extintas através de seus rostos materiais.
Faz parte do seu estudo também os estranhos sinais gravados ou pintados nas pedras misturando com terra, podendo ainda ser fragmentos de pedra que parecem iguais a todas as outras pedras, vai estudar as pedras, os fragmentos de cerâmica, as pinturas e gravações feitas nas paredes das grutas, doa abrigos, das lajes, e o trabalho da escavação é muito lento feito com colheres de pedreiro, pinceis, espátulas onde tudo é observado nos mínimos detalhes anotando tudo desenhando e fotografando.
Arqueologia vem do grego Archaiôs que significa Antigo e Mais LOGOS que é conhecimento, enfim o sentido é o estudo do que é antigo, mas com o desenvolvimento que está cada vez mais avançado consegue tirar mais conclusões. A arqueologia tem como objetivo reconstituir culturas humanas a partir de teorias, métodos e técnicas específicas, a cultura humana que tentamos reconstruir e interpretar.
A investigação arqueológica relaciona fundamentalmente à pré-história e às civilizações de antiguidade ao longo do último século a metodologia arqueológica, a investigação não é só a recolha de artefatos de durante uma escavação ou somente a pesquisa bibliográfica, o contato humano é muito importante
Arqueologia (do grego, « arqué », antigo ou poder, e « logos », discurso depois estudo, ciência) é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social, isto é, que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte, as vénus) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitectónicas). Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente.
Em alguns países a arqueologia é considerada como uma disciplina pertencente à antropologia; enquanto esta se centra no estudo das culturas humanas, a arqueologia dedica-se ao estudo das manifestações materiais destas. Deste modo, enquanto as antigas gerações de arqueólogos estudavam um antigo instrumento de cerâmica como um elemento cronológico que ajudaria a pôr uma data à cultura que era objeto de estudo, ou simplesmente como um objeto com um verdadeiro valor estético, os antropólogos veriam o mesmo objecto como um instrumento que lhes serviria para compreender o pensamento, os valores e a própria sociedade a que pertenceram.
O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).
Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Este estudo se propõe a identificar dentre os diversos exemplos de modelos arquitetônicos da Antigüidade atualmente conhecidos pela arqueologia e descritos na literatura aqueles que podem ser caracterizados como as primeiras maquetes de arquiteto, isto é, objetos diretamente relacionados ao conhecimento, planejamento e comunicação de conteúdos arquitetônicos.
Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais, muitas vezes encontrados através de escavações ou de simples observações em determinados ambientes, de modo que a região explorada passa a ser considerada um sítio arqueológico.