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Anônimo(a)

O que um estabelecimento deve fazer em caso agressão entre clientes?

A fila em que eu estava com minha mãe no supermercado Guanabara ficou um bom tempo parada, esperando um funcionário aparecer para cancelar um item registrado indevidamente nas nossas compras.

O funcionário, depois de muita espera, não conseguiu cancelar. A caixa, sem saber muito bem o que fazer, perguntou a mim e minha mãe se podíamos deixar pra lá e aceitar o produto que havia registrado errado. Eu e minha mãe dissemos que não, que queríamos que fosse registrado corretamente.

O cliente que estava atrás da gente, muito irritado com a demora, disse bem alto: “Que muquiranas!! Duas muquiranas! Por causa de R$1,15 ficam aqui travando a fila! Nunca vi gente tão mão-de-vaca!” Irritada, mas sem xingá-lo, falei a ele que mudasse de fila então, já que o mercado nem estava cheio. Ele continuou xingando e debochando, aos berros, a mãe dele começou a debochar também… chegou a nos chamar de piranhas, putas, vagabundas. Foi tão desagradável que chamamos o gerente do supermercado. O gerente chegou e disse que não podia fazer nada, que isso era com a polícia. Liguei então pra polícia, disse que estava havendo um crime de injúria e difamação naquele supermercado, e me disseram que estava sendo enviada uma viatura. Nisso, o homem mal-educado mudou de fila, passou rapidamente suas compras, continuou debochando aos berros e foi embora sem nenhum problema.

Agora pergunto: a gerência e a segurança do supermercado, ao presenciar a agressão verbal de um cliente contra outro, não tem a responsabilidade de deter o agressor até a chegada da polícia??

Me senti desamparada.

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2 Answers

  1. Agressão verbal, claro que não. Agressão física seria outra história. Não há causa judicial aqui. Esqueça o problema e toquem suas vidas.

  2. É um desamparo mesmo, não tem muito o que fazer. O gerente não pode deter o mal-educado, não tem como. A Polícia também não o deteria, iria registrar o BO e marcar um Termo Circunstanciado.Mas isto poderia ajudar, ele teria que dar explicações,pelo menos. É horrível. Mas os mercados precisam ter a capacidade de gerenciamento de suas ações para não deixar os clientes esperando.Talvez caiba aqui danos morais contra o mercado.Precisa no entanto que haja provas.Boa sorte.

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