Se desvendarmos o significado de todas as sequências de bases nitrogenadas do DNA, encontraremos a resposta definitiva de quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Ou melhor: Será que o pergaminho da vida está escrito no nosso código genético e suas 4 letrinhas mágicas (adenina, timina, citosina e guanina)?
zildopereira – O livro ao qual me refiro na pergunta é o DNA humano. E ele possui apenas 4 letras (A, G, C, T). Cada grupo de ácidos nucleicos escritos nessas letrinhas compõem uma informação genética e evolutiva sobre nós e os nossos antepassados.
Não.
Me pergunto as vezes, se chegará o dia de haver respostas para todas as perguntas, será?
Ou cada resposta seria fonte de mais perguntas?
Beijos meus e margaridas na janale
No mínimo há uma incoerência na pergunta; por que livro é uma obra literária, científica ou artística que compõe, em regra um volume; portanto, “4 letras” não pode constituir um livro que contenha “O segredo da vida, do universo e tudo mais”.
Só com a ajuda de alguma máquina dotada de uma inteligência artificial avançada, mas com a que temos hoje, acho impossível desvendar todas as informações do DNA, isso vai ser uma missão para nossos filhos ou netos.
o DNA pode, de facto ser a resposta para aquilo que procuramos há séculos.
Mas não se esqueça que o DNA é uma molécula que, embora especial, foi muito transformada até aos nossos dias, por mais que a gente procure, nunca vamos chegar à origem, ou seja, ao ponto de partida porque esse ja foi apagado, assim como nós, o nosso DNA daqui a muitos milhares de milhoes de anos também será “apagado”, ou seja, estará tão alterado que se alguém conseguisse viver para sempre não iria reconhecer o DNA, não pela sua estrutura, mas pela sua ordem e sequência daqui a muitos milhares de milhoes de anos.
espero ter ajudado