Bom pessoal tenho uma irmã q tem uns problemas psicológicos e além disso segundoa própria mãe dela ela usa drogas e rouba!
ano passado ela engravidou de um menino e quando eu fiquei sabendo ele já havia sido adotado pois entregaram numa instituiçaõ de adoção, desta vez mas uma vez ela está grávida, como a mãe dela ficou sabendo q não tenho filhos ela me procurou para adotar quando nascer!segundo ela já está bem perto ela ficou de se informar quanto ao tempo mas disse q quando nascer é para eu ir buscá-la!
gente o q é necessário?por favor me ajudem!gostaria muito de sair do hosp c ela tenho medo q a enviem para a instituição!
muito agradecida
espero a respostas
por favor quero saber o q devo fazer para poder conseguir trazê-la logo ok!ah detalhe não sou casada legalmente só tenho como documento uma certidão de dependente do meu marido!
o Brasil, tem um sistema falho, fazem uma burocracia para um casal adotar uma criança, contudo deixam as proprias a deriva de instituições q nem sempre tratam com os mesmo cuidados q uma familia ira fazer.
são milheres de familia tentando adotar e milheres de criança querendo familia…desculpa amiga, mas aki é so um desabafo…não sei como posso te ajudar..seria mais facil fazer uma negociação amigavel com reconhecimento juridico.
eh melhor nao adotar seu sobrinho, pois pode ser q sua irma vendo ele crescer um dia tao proximo, queira a criança de volta!
Isso na verdade vai ser bem simples. Segundo a lei que acaba de ser aprovada, você pode sim adotar seu sobrinho, e nem precisa estar cadastrado para isso, mas terá de cumprir as mesmas exigências legais de quem se cadastrou.
O que vc precisa fazer é procurar o juizado da infância e expor a situação. Você não precisa esperar o nascimento da criança (isso chama-se “adoção presumida”, ou seja, você dá entrada com o processo antes da criança nascer). E a princípio não precisa de advogado nem nada!
Se quer meu conselho, faça isso hoje mesmo. E vc já pode ir providenciando a documentação. Pesquise aqui no YR mesmo a lista de documentos exigidos.
Veja a resposta dada a ALINE nesta pagina
Olha, legalmente falando não é possível adotar filhos de irmãos, mas é vc pode pedir a guarda definitiva. Vou tentar te explicar com calma:
Quando a genitora (mãe biologica) deseja entregar a criança para outra pessoa assumir a maternagem é a chamada “adoção consensual”, é uma modalidade legal de adoção mas que pode ser um pouco perigosa, pois se a mãe desistir da idéia antes do processo ser finalizado, mesmo que a criança já esteja com a nova família, o juíz pode devolver a guarda para a genitora e a outra família perde todos os direitos…
Além disso, antes de estar disponível para adoção a criança passa por um processo chamado de “destituíção do poder familiar “, nesse processo será avaliado se a mãe realmente deseja entregar a criança por livre e espontânea vontade (salvo em caso de maus tratos) e se a família externa (avós, tios…) não desejam ficar com ela. Caso alguém da família se interesse, como no seu caso, a prioridade é dele. Assim a criança não fica em abrigos ou vai para a fila de adoção…
Além disso, fato de vc não ser casada legalmente não dificulta o caso, juridicamente sua relação é chamada de “união estavel” e assim seus direitos na adoção são os mesmos de um casal legalmente casado.
Meu conselho é que vc procure um advogado ou um defensor público e relate a situação, ele te encaminhara corretamente. Se a mãe do bebe consentir será tudo ainda mais fácil. Vc pode também procurar um vij (vara da infância e juventude) e se aconselhar sobre a situação.
Não sei se fui clara, qualquer dúvida é só perguntar.
Boa sorte!
Acho que vc deve procurar a vara de infancia da sua cidade para se informar. … boa sorte. …
nao sei mesmo, mas que tal ligar para o juizado e obter as informações?
cara vais er dificil pq no brazil nao permiten que gays adotem crianças !!