Só acontece quanto o tempo esta quente e na estrada, a temperatura fica quase no vermelho, e o ventilador do radiador funciona mas não consegue baixar a temperatura, só consigo quando desengato o carro na decida na estrada. será que é o radiador?
Ja troquei, Cebolão, Valvula termostatica, e bomba d’agua. o carro é um voyage ap 1.6
ouvi dizer que pode ser o radiador que por dentro deve esta entupido alguma parte de passagem d’agua ai no calor e na estrada a temperatura vai la em cima. o radiador tem 1 ano e meio e nao ta amassado, tem aquele papelão em volta e to quase tirando achando que pode atrapalhar um pouco.
então pessoal eu troquei Cebolão, Valvula termostatica, e bomba d’agua para resolver esse problema porem sem sucesso, no caso eu uso aditivo na agua.
Cara, primeiro de tudo, da uma olhada de manhã, com o carro frio o nível da agua do radiador. Ligue o carro primeiro, depois abra a tampa com cuidado, e certifique-se de que o carro esteja frio! Se tiver tudo ok com o nível da água ( tem uma marcação no reservatório), vai num lugar que mexa com radiador, e pede pra ele olhar a bomba d’água, porque se não tiver vazamento, provavelmente é ela que não está mandando água pro radiador. Pode ser também o sensor de temperatura que não está acionando a bomba, ou pode ser que o caninho que manda a água esteja entupido. de qualquer forma, o cara vai ver!
Espero ter ajudado!
Abraços
Veja se o ventilador esta funcionando para o lado certo (ele deve puxar o ar da frente do carro para dentro do motor e nao o contrario), isso pode acontecer se alguem algum dia desligou o ventilador e o ligou com a fiacao invertida.
Nao retire os papeloes, isso so vai prejudicar o bom funcionamento da refrigeracao do motor.
Um outro problema poderia ser decorrente de algum rebaixamento do cabecote, que aumenta a taxa de compressao e consequentemente a temperatura de queima do combustivel.
Estou com um problema parecido com o seu, veja minha pergunta: “Por que meu carro falha quando fica muito tempo no sol?”… link (http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Avy922avTUuEhY5q8jVctIDJ6gt.;_ylv=3?qid=20110203103741AACXzwK)
Outra coisa que melhorou no meu carro, foi quando troquei a bomba d’água – ainda não resolveu o problema totalmente. Realmente a bomba estava em péssimo estado!
Este fim de semana troquei o “sensor de temperatura da injeção” – já estabilizou mais um pouco, não sei se resolveu! Preciso testar melhor!
Adicionado – “papelão” em volta do radiador? – Eita ferro! esse papelão aí eu não conheço não…, acho que o radiador deve ser desobstruído para ventilar melhor! Fazer uma limpeza nele, seria recomendado.
Os colegas estão certos, veja novamente a válvula, o termostato do radiador, e veja se há obstrução na frente do radiador, verifique se está amassado.
Mesmo que você tenha trocado a valvula quem garante que ela está bom, sei é nova não deveria dar problemas, mas vai que você foi sorteado.
Acontece com o termoestato do radiador também (cebolão), curto-circuite o cebolão e veja se com esta ação aciona a ventoinha, funcionou, beleza o sistema elétrico está na boa, falta a garantia que esta está acionando na temperatura correta, no corpo do termostato tem a variação de temperatura de trabalho, pois há diferença para motores a álcool e gasolina.
O nivel d’água está correto, foi aberto algum respiro quando colocado água, sempre com aditivo!
O carro tem ar condicionado? Se tiver veja se o sistema foi adaptado e tem algo ligado junto com o sistema de arrefecimento.
Depois disso não vejo qualquer outro detalhe que possa prejudicar o fiuncionamento, ainda mais esse motor, conhecido como valente e simples.
Valeu
Pelos sintomas apresentados, provavelmente a válvula termostática está emperrado, isso faz com que o ciclo da agua no motor não gire…. para testar a valvula termostatica retire-a e coloque ela para ferver em uma panela com agua……… se estiver funcionando normal a hora em que a agua entrar em ebulição vc ira notar que o orifício abrirá caso contrario devera substitui-la.
Está me parecendo que você não usa aditivo na agua do radiador. Se não provavelmente entupimento. E o reservatório de compensação? Está no nível? Por que você trocou o cebolão, a válvula e a bomba d’agua? Adivinhação?