Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

oque é fossil ? datacão com c14?

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Entende-se por “sistemas naturais” aqueles contextos em que o processo de preservação não resulta da ação antrópica, podendo o fóssil ser preservado em sedimentos, rochas, gelo, piche, âmbar, solos, cavernas, etc. Preservam-se como moldes do corpo ou partes do próprio ser vivo, seus rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra “fóssil” deriva do termo latino fossilis que significa “desenterrado” ou “extraído da terra”. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

    A técnica de datação por carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto antigo nos dá pistas muito exatas dos anos decorridos desde sua morte.

    Esta técnica é aplicável à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas – ou seja todo material que conteve carbono em alguma de suas formas, e o absorveu, mesmo que indiretamente, como pela alimentação com organismos fotossintetizantes, da atmosfera. Como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono-14 e que esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham até cerca de 50 mil a 70 mil anos de idade.

    Este limite de valor é dado pelos limites práticos da sensibilidade dos métodos analíticos, que para quantidades extremamente pequenas do elemento a detectar, passam a tornar a determinação pouquíssimo confiável ou mesmo impossível.

  2. Sobre fóssil (wikipédia):
    Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Entende-se por “sistemas naturais” aqueles contextos em que o processo de preservação não resulta da ação antrópica, podendo o fóssil ser preservado em sedimentos, rochas, gelo, piche, âmbar, solos, cavernas, etc. Preservam-se como moldes do corpo ou partes do próprio ser vivo, seus rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra “fóssil” deriva do termo latino fossilis que significa “desenterrado” ou “extraído da terra”. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

    Quanto a datação com C14:
    É uma forma de se descobrir a idade exata do fóssil através de um processo com Carbono 14, na qual se avalia a quantidade deste no objeto.

  3. Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Entende-se por “sistemas naturais” aqueles contextos em que o processo de preservação não resulta da ação antrópica, podendo o fóssil ser preservado em sedimentos, rochas, gelo, piche, âmbar, solos, cavernas, etc. Preservam-se como moldes do corpo ou partes do próprio ser vivo, seus rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra “fóssil” deriva do termo latino fossilis que significa “desenterrado” ou “extraído da terra”. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

    A geração de fósseis, ao contrário do que se poderia supor, é um fenómeno corriqueiro e que ocorre frequentemente. O registo fóssil contém inúmeros vestígios fossilizados dos mais variados organismos do passado geológico da Terra. Tudo pode fossilizar, até mesmo os restos orgânicos mais delicados e perecíveis. Contudo, a preservação de matéria orgânica ou de restos esqueléticos delicados, uma vez que estes se decompõem e são destruídos rapidamente, requer condições de fossilização fora do comum que, por serem especiais, ocorrem na natureza mais raramente. Daí que fósseis de restos destes tipos não sejam frequentes.

  4. Sobre MÉTODOS DE DATAÇÃO, datações radiométricas e FÓSSEIS, não deixe de ver: http://alogicadosabino.wordpress.com/fosseis/
    O QUE TODO MUNDO DEVERIA SABER SOBRE A DATAÇÃO RADIOMÉTRICA: http://alogicadosabino.wordpress.com/2009/03/31/o-que-toda-a-gente-devia-saber-sobre-a-datacao-radiometrica/

    http://darwinismo.wordpress.com/2010/09/12/fossil-com-80-milhoes-de-anos-ainda-tem-retina-flexivel-e-residuo-sanguineo/

    OS MÉTODOS DE DATAÇÃO NÃO SÃO LÍDERES, MAS SIM SEGUIDORES (http://alogicadosabino.wordpress.com/2009/09/08/metodos-de-datacao-seguidores-e-nao-lideres/). Eles limitam-se a “comprovar” o panorama que os geólogos têm mais ou menos em mente (Aliás, a “ciência” já sabia que a Terra era antiga antes do advento dos métodos radiométricos). Quando eles dão idades “erradas”, o geólogo trata de arranjar explicações para o sucedido (temos o exemplo da “idade” atribuída às lavas basálticas das quedas de água do rio Colorado, que não coincidia com o observado). Quando eles dão idades “correctas”, a idade é aceite como traduzindo a realidade.
    ********************************
    Nós criacionistas conhecemos todos os métodos de datações e muitas falhas que eles cometeram. Por exemplo: “Como um profissional poderá ter plena certeza de que Diferente do que muitos imaginam, há diversas deficiências no sistema de datação científica. Veja alguns:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080801105248AArlTjs
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080120193828AAs2jx0
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071226102907AAP76ZL

    O problema com os métodos de datação é que eles partem do pressuposto que o universo é extremamente antigo já de antemão, e que as taxas radioativas possuem um padrão fixo e uniforme. No entanto, se estes princípios estiverem errados, toda a “base” da teoria estará errada. E OS métodos de datações já mostraram muitos erros. Você pode não ser teísta, mas terá de concordar comigo que, se Deus criou o universo “adulto”, tal como criou o homem adulto, ambos já teriam surgido aparentando uma idade maior que a verdadeira. Adão aparentaria ser um homem de 25 a 30 anos acredito eu. Quando na verdade acabara de ser criado. Não precisa de concordar com o pressuposto, apenas siga o raciocínio.

    MÉTODO DE DATAÇÃO POR CARBONO 14 PREJUDICA TEORIA DA EVOLUÇÃO – CIENTISTAS PENSAM EM BANÍ-LO, (julgando-o como não fidedigno por isso)

    É o que fazem quando alguma coisa se opõe entre a crença no evolucionismo. A paixão fala pela razão. (Veja o caso chamado “arqueologia proibida”, que virou livro: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ApoyE1o7Af6CPhEwk5I7kGPJ6gt.;_ylv=3?qid=20080203091226AAFWHlX).
    Há algumas evidências, apontadas por cosmologistas e geofísico de que a Terra não poderia ser tão antiga quanto pressupõe os evolucionistas. Já questionei vários evolucionistas quanto a isso, mas nunca nenhum me respondeu satisfatoriamente. Eu mesmo estou pesquisando para chegar a um consenso. Veja aqui algumas: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ArQOeJ8pwBQ3XWJ3Pdf8OkjJ6gt.;_ylv=3?qid=20080206111634AAds5Pm

Related Questions