Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pensão alimentícia (ajudem nessa questão)?

Um casal está se divorciando e a mulher (detentora da guarda dos 2 filhos do casal) entra com uma Ação de Alimentos em nome de seus filhos, um menino de 6 meses e uma menina de 8 anos.
Ocorre que o homem é um profissional autônomo (protético) e alega ter uma renda de um salário mínimo, porém era a sua ex-esposa que movimentava sua conta bancária e tem posse de várias faturas (a conta não era conjunta), além de ter digitalizado vários cheques que seu ex-marido recebia dos dentistas que contratavam seus serviços de protético. Sendo que a mulher tem certeza que a renda do seu ex-marido ultrapassa os R$4.000,00 mensais (ele não declara IR, ou seja, sonega o imposto).
A questão é que os cheques que os dentistas passavam não eram nominais ao ex-marido da mulher e o mesmo não os depositava na conta bancária, mas sim os trocava por dinheiro com seu pai.
Teria possibilidade de o juiz apreciar as provas (cheques digitalizados) em questão?
Ou será melhor antes a audiência de conciliação chamar o advogado dele e propor um acordo, sob pena de seu cliente ter que responder por crime de sonegação fiscal?
P.S. – LEIAM ATENTAMENTE ANTES DE RESPONDER. OBRIGADO!!!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. com certeza ele é um FDP q não vale nada imagine dar uma mixaria de pensão para os filhos???

  2. Se o contribuinte da pensão tem emprego fixo (com carteira assinada ou funcionário público), o valor deverá ser estipulado em percentual da sua renda. Para cálculo da alíquota, influirá o número total de filhos menores que ele possui e o quanto esse percentual representa em valor real. Secundariamente, também afetará se ele possui outros dependentes (esposa, pais, enteados, etc), se tem moradia própria, o estado de saúde dos envolvidos, se oferece dependência no plano de saúde, além da existência de outras despesas excepcionais.

    Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um. Se forem três, 10% cada; porém, percentual inferior a esse somente tem sido admitido quando o valor representa quantia razoável.

    Caso o pagador de pensão seja profissional liberal ou autônomo ou caso tenha renda informal ou extra-salarial, a pensão costuma ser estabelecida em valores certos. É prevista correção anual dos valores pelo salário mínimo ou outro índice econômico. Irá influenciar no valor da pensão a média de ganhos do pai, o padrão de vida que ele leva e os sinais de “riqueza” que ele apresenta. Os filhos têm direito de usufruir do mesmo padrão de vida do pai, mas a pensão não deve servir para fazer poupança. Além de ser avaliada a possibilidade do pai e a necessidade da criança, é considerada a proporcionalidade entre o que o(a) representante da criança diz que ela precisa e o que é razoável disponibilizar para ela.

    Contudo, de nada adianta os pais fazerem acertos verbais sem levarem para a chancela de um juiz.

  3. se ela provar qual seu salário vc deverá pagar cerca de 30% do salario para os dois filhos. Faz um acordo com ela sobre o valor que vc quer pagar. Pense nos seus filhos, 30% de um salario não é nada. Vc ainda cometeu crime de sonegação fiscal contra a receita.

Perguntas Relacionadas