Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Perguntas sobre Poema e Poesia?

Por favor não quero respostas de wikipédias e etc…

Alguém poderia me explicar a diferença de poema e poesia?
Qual deles tem rimas?
Poderiam me dar sugestões de palavras que rimam?

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. Eu axo que o poema é mais rígido com esse negócio de rimas, tem métrica e tal …
    Já a poesia, axo que nem tanto!

    Bjos

  2. Olá!

    Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos apresenta diferenças, a saber:
    – poesia: texto que emociona, que nos toca a sensibilidade, nos sugere emoções por meio de uma linguagem; é como se o poeta pintasse um quadro com palavras, ou seja, ele cria imagens através das palavras; nela ele combina sons, ritmos e significados. É a forma literária.
    – poema: obra literária apresentada geralmente em verso ou não, que pode conter rima ou não, em que há poesia. Geralmente apresenta um tema.
    Existem vários tipos de poemas, mas 3 se destacam, a saber: o poema lírico, o poema narrativo e o poema dramático.
    Poema lírico (geralmente curto. Muitos carregam grande musicalidade: ritmo e rima às vezes os fazem parecer canções. este tipo de poema o autor expressa sua reação pessoal ante as coisas que vê, ouve, pensa e sente. Alguns teóricos incluem nesse tipo de poesia o poema satírico. Para conhecer os vários tipos de poesia lírica, veja BALADA; CANÇÃO; ELEGIA; HINO; IDÍLIO; ODE; SONETO).
    Poema narrativo: geralmente curto. Muitos carregam grande musicalidade: ritmo e rima às vezes os fazem parecer canções. No poema lírico o autor expressa sua reação pessoal ante as coisas que vê, ouve, pensa e sente. Alguns teóricos incluem nesse tipo de poesia o poema satírico. Para conhecer os vários tipos de poesia lírica, veja BALADA; CANÇÃO; ELEGIA; HINO; IDÍLIO; ODE; SONETO.
    Poema dramático: Assemelha-se ao poema narrativo porque também conta uma história e é relativamente longo. Mas, no poema dramático, essa história é contada através das falas dos personagens. As peças de teatro escritas em verso constituem forma de poesia dramática. Em sentido amplo, também pode ser considerado um exemplo o “Caso do Vestido”, de Carlos Drumonnd de Andrade. Através de uma suposta conversa entre mãe e filhas, o leitor acompanha uma história de amor e traição e tem os elementos para reconstituir o caráter e os sentimentos dos personagens principais.
    Diferença: quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de filme também podem ser poéticas.

    Dicas de palavras que rimam:
    amor/sabor/calor/humor/flor/cor
    vida/querida/bandida/ferida/perdida/vencida/adormecida/atrevida/comprometida
    feliz/quis/aprendiz/raiz/meretriz/nariz/verniz/chamariz

    E por aí afora.
    Espero ter ajudado.

  3. Qual a diferença entre uma mulher loura e um morena? Não pergunto extrinsecamente, mas intrinsecamente. Por que às vezes o mar está azul ou verde? O que é mais doce o açúcar ou o mel? Grande é a Poesia? Menor o Poema. Um grande Poema é menor do que uma pequena Poesia? Tudo é muito bonito quando tem rima. E, quando não tem, um belíssimo Poema? Uma flor, uma estrela, qual o mais importante? E o conteúdo? A substância? O néctar? O núcleo? A dosagem das palavras. A musicalidade da rima. A epopéia, a prosopopéia. O desenvolvimento do tema. A apoteóse. A introdução e o epílogo. Que final maravilhoso. Trágico. Lindo!! Lindo!!
    Arame
    Certame
    Baldrame
    ditame
    derrame
    enxame
    Exame

    Borboleta
    Caderneta
    Espoleta
    Etiqueta
    Maçaneta
    Lingueta
    Baioneta

    Ator
    Amor
    Autor
    Andor
    Censor
    Castor
    Credor
    Doutor ..

  4. Poema

    Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.
    Fortemente relacionado com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.
    Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).

    Poesia

    A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. “Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.”O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
    Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).

    by Thomas Edison

Related Questions