Adicionando detalhes a uma pergunta anterior…
um motor qualquer, com 500 watts, aproximadamente 3 N.m de torque, 1500rpm, pode movimentar a quantas rotações um cilindro maciço vazado por um eixo, com momento de inércia I = 0,00125 kgm² (I=massa x raio² / 2) massa = 1kg e raio = 0,05 metros??? E esse eixo do cilindro tem que produzir alguma potência, ou algum trabalho estou certo? E uma ultima perguntinha, qual a relação então, entre o torque em kgfm e o momento de inércia em kgm² ? Dá pra saber se o torque é suficiente?
Agradeço muito mesmo pela atenção!!!
Como esse motor, de 500W, 1500 RPM, tem um TORQUE de 3N.m,isso quer dizer que, se adaptarmos uma POLIA de 1 metro de RAIO ( suposta sem massa e sem inércia ) ao eixo do motor, ele será capaz de exercer uma FORÇA, na PERIFERIA dessa polia, de 3 Newtons, SEM PERDER ROTAÇÃO.Se esse motor, move DIRETAMENTE, sem nenhuma multiplicação ou redução da RPM, ao cilindro que você falou, como o RAIO do cilindro vale 0,05 metro, ou seja, é VINTE VEZES MENOR do que a polia hipotética que falei, a FORÇA que esse motor pode exercer, NA PERIFERIA desse cilindro, valerá 20 x 3 = 60N, ou, o que é equivalente, 6kgf.Você poderá colocar um fio longo preso na periferia do cilindro, com um objeto de 6 kgf PENDURADO, e esse motor vai ENROLAR o fio, ELEVANDO o objeto, SEM PERDER ROTAÇÃO.Se você DECUPLICAR a rotação do cilindro, poderá elevar uma carga DEZ VEZES menor que essa, apenas 0,6 kgf..Se REDUZIR a rotação desse sólido em DEZ VEZES, poderá elevar, com esse mesmo motor, uma carga de 60kgf, já o peso de uma pessoa magra.O peso PRÓPRIO desse cilindro, assim como o MOMENTO DE INÉRCIA dele, NÃO VÃO influir significativamente, o que MAIS influencia,é se HÁ ATRITO CONSIDERÁVEL, se OPONDO ao movimento.Se o TORQUE fosse MUITO PEQUENO ( nesse caso, NÃO É! ) em relação ao MOMENTO DE INÉRCIA do cilindro, iria acontecer o seguinte: O MOTOR, iria encontrar uma GRANDE RESISTÊNCIA para ACELERAR o movimento de rotação do cilindro,cuja velocidade de rotação iria SUBINDO aos poucos, paulatinamente, até atingir a rotação de regime normal. Isso, se os atritos fossem pequenos/desprezíveis e se o motor fosse ligado/desligado AOS POUCOS, para não QUEIMAR, durante a fase de BAIXA ROTAÇÃO,o que iria implicar em AUMENTO considerável da AMPERAGEM consumida pelo motor, superaquecimento e talvez QUEIMA dos enrolamentos do motor.EM TEORIA, você PODERIA usar um motor dessa potência, para mover um ENORME e PESADO volante, de TALVEZ UMA TONELADA, desde que os atritos fossem despreziveis e o motor SUPORTASSE a fase, MUITO DEMORADA, de aceleração PAULATINA até chegar à velocidade de regime.