Um peso P = 50N está em equilibrio com dois pesos Q = 29N de massas iguais e ligados por fios de polias ideais. O problema pede:
a) O valor de Y
b) O Angulo α
c) A tração nos dois fios.
Segue a imagem do problema:
http://img689.imageshack.us/i/exerc1.png/
O povo ja deve ta cançado de me ver aki com esses problemas. Antes eu tava com duvida de como achar o angulo a partir das medidas. Aprendi. Depois duvida de como achar a tração dos fios quando se tem dois pesos no sistema. Aprendi. Agora Não tenho medida suficiente, nem angulo e tenho tres pesos. Oo
Whata hell!
Se alguem souber um site que eu possa ler sobre o assunto eu agradeceria. Porque se eu for colocar cada questao que eu tenho duvida aqui vai ficar dificil.
Se puderem me ajudar no probleminha aqui agradeço tbm 😀
tangente de ALFA é dada pela fórmula cateto oposto/cateto adjacente, ou seja, y/2m(se vc parar pra olhar a base do triangulo tem a mesma medida da distância entre os pesos 59 e 29-2m-) e alfa se vc medir com o transferidor da exatamente 10°, a tangente de 10° é aproximadamente 0,18, calculando Y, resulta em 0,36.
a)0,36
b)10°
c)T=m.g(10m/s²), resulta em 580 N.
Algumas sugestões de sites de física são: efeito joule e Brasil Escola(na verdade esse site fala sobre tudo mas é só vc clicar na parte de física)
Valew!
Vou começar ele de trás pra frente.
c) Pra achar a tração em cada fio é fácil, porque o sistema está em equilíbrio.
Então em cada bloco, se o peso é 29 N para baixo, deve haver uma força para cima de mesmo valor, para manter o equilíbrio. Então a tração em cada fio é 29 N.
b) Para achar o ângulo você precisa sacar que as duas massas são iguais, então o ângulo dos dois lados são iguais! E se o ângulo dos dois lados são iguais, a componente vertical da tração dos dois fios (que eu vou chamar de Ty) são iguais!
Então temos o bloco com peso de 50 N para baixo. Estando o sistema em equilíbrio, temos que ter 50 N para cima para equilibrar. Essa resultante para cima nada mais é do que a soma das duas componentes verticais das trações…
Famos chamar de fio 1 e fio 2. Lembrando que as componentes verticais são iguais, Ty1 = Ty2 = Ty
Equilíbrio vertical:
Ty1 + Ty2 = P
2 Ty = P = 50 N
Ty = 25 N
Lembra da fórmula pra calcular a componente?
Ty = T . sen α
25 = 29 . sen α
sen α = 0,86
α = 59,5º
(se nao tiver calculadora, responde assim: α = arcsen 0,86 que tbm tá certo).
a) usando tg α = cateto oposto / cateto adjacente
tg 59,5º = Y / 2
Y = 2 tg 59,5º
Y = 3,4 m
OBS: Nunca confie no desenho… Nas proporções das medidas… E muito menos nunca calcule um ângulo usando um transferidor!!