pode apenas fazer o curso de ciências aeronáuticas sem fazer pp e pc? para se tornar piloto de avião
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Até onde sei, para você ingressar no Curso de Ciências Aeronáuticas não basta passar no vestibular, é necessário que você já possua o Brevê de Piloto Privado.
Cuidado com qualquer informação que vc achar na internet sobre esse assunto. Porque estão tendo muitas mudanças no curriculo desse curso. é melhor ligar para a universidade e perguntar diretamente para o coordenador do curso.
Eu creio que o PP e PC estejam inclusos no curso…. Mas é bom se informar diretamente com as faculdades…
Caro Paris.
Ciências Aeronáuticas
É o uso de conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e aeroportos. Tudo o que ocorre dentro de uma aeronave, da supervisão do trabalho da tripulação e do funcionamento dos equipamentos à comunicação com a torre de controle dos aeroportos, é responsabilidade do comandante. Também cabe a ele zelar pela manutenção do aparelho, verificando se as equipes em terra realizaram corretamente seu trabalho. Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e ótimos reflexos. Por causa dessas exigências, todos os anos o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Comando da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Defesa. Com conhecimento na área de administração, o bacharel em Ciências Aeronáuticas gerencia aeroportos, empresas de aviação e companhias aéreas.
Dúvida do Vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E ENGENHARIA AERONÁUTICA?
Basicamente, o curso de Ciências Aeronáuticas forma o piloto comercial, enquanto o engenheiro aeronáutico planeja e constrói aeronaves. O profissional de Ciências Aeronáuticas pode ainda trabalhar na área de gestão, na torre de controle dos aeroportos e supervisionar o trabalho das equipes em terra.
O mercado de trabalho
A aviação brasileira passa por ótima fase, reflexo dos investimentos crescentes na economia do país. “O Brasil conseguiu sobreviver à crise de 2009, e, em razão da manutenção do poder aquisitivo, o setor aéreo continuou a se expandir. Como a indústria cresce, mais voos são necessários para suprir essa demanda. E as companhias aéreas detectam a necessidade de ter recursos humanos qualificados”, afirma Hildebrando Hoffmann, coordenador do curso da PUCRS. Para ingressar na carreira como piloto é preciso somar muitas horas de voo, mas isso não impede que os iniciantes consigam boas vagas. O bacharel é contratado como copiloto pelas grandes companhias aéreas e pode começar como piloto de pequenas aeronaves e helicópteros nas empresas de menor porte. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) procura esse profissional para atuar na parte administrativa, coordenando voos. É na Região Sudeste que está o maior número de oportunidades, com destaque para a capital de São Paulo, que concentra 60% do mercado.
Salário inicial: R$ 1.700,00 (aviação geral); R$ 4.500,00 (aviação comercial); fonte: prof. Hildebrando Hoffmann, da PUCRS.
O curso
O currículo é composto basicamente de matérias teóricas, como física aplicada, teo ria do voo, meteorologia, conhecimentos técnicos de aeronaves, regulamentos de tráfego aéreo, navegação aérea e infraestrutura aeroportuária, entre outras. O treinamento prático ocorre em sessões em simuladores de voo e em aeroclubes. Algumas faculdades exigem que o aluno tenha, antes de ingressar no curso, a carteira de piloto privado concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outras, é possível optar pela formação específica de gestor de empresas aéreas ou piloto de aeronaves. No primeiro caso, você tem mais disciplinas ligadas à administração, como marketing aplicado ao transporte aéreo e desenvolvimento gerencial. Se escolher a segunda opção, deve estar preparado para despesas extras: a maioria dos cursos requer que o aluno cumpra um mínimo de 40 horas de voo. Algumas escolas também exigem que ele tire a carteira de piloto comercial, voando com o auxílio de instrumentos, para receber o diploma de bacharel, o que significa uma quantidade adicional de horas de voo.
Duração média: três anos. Outro nome: Ciên. Aeron. (pil. comercial).
O que você pode fazer
Comandante
Gerenciar todas as operações e atividades a bordo de uma aeronave, seja em voos nacionais, seja em internacionais.
Copiloto
Assessorar o comandante nas operações de bordo e substituí-lo no comando, se necessário.
Perícia e segurança de voo
Inspecionar e controlar as condições de segurança e investigar acidentes.
Piloto particular
Dirigir aviões ou helicópteros particulares, elaborando os planos de voo e comunicando-se com as torres de controle de aeroportos e de aeroclubes. Cuidar da manutenção e do abastecimento de aeronaves e verificar o cumprimento de normas de segurança.
Administrador aeroportuário
Gerenciar os serviços em aeroportos, da segurança dos passageiros e vendas de passagens aos serviços de informação e a colocação da carga nas aeronaves.
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Sim pp e pc esta incluido na facul,porém tem muuito balela nada a ver com aviação,se quer aviação de verdade faça no aéroclube como eu 🙂