Gostaria de saber se o bloco é forte o suficiente p/ se construir um forno a lenha
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Ver esse video pode dar uma ajudinha
bjuu.
entra nesse blog que la tem uma apostila que ensina como construir um fogao a lenha
http://sg1apostilas.blogspot.com
Veja o seguinte endereço para vc construir um fogão e forno a lenha sem fumaça.
http://www.ufv.br/dea/ambiagro/arquivos/Lenha.pdf
Ensinam tudo em detalhes como executar este maravilhoso projeto comprovado e testado.
Vc não informou de que material é o bloco. Assim fica dificil de fazer qualquer comentário. Mas o tijolo maciço de excelente cozimento, de preferência aquele que fica na primeira camada de queima, que são quase vitrificados, tem uma dureza desejavel para se fazer pisos, fogões e fornos.
Para se fazer um forno caipira, daquele tipo meia calota esférica, poderá ser feito só com o barro. Neste caso, colha algumas casas de cupim e triture. Depois faça um barro bem duro com ele. Faça uma primeira camada nivelada que será o chão do forno. Soque bastante para tirar todo o vazio, cubra com saco de aniagem ou papel e deixe secar com bastante tempo sem que incida o sol direto sobre. Em seguida faça uma câmara interna com um material que vc poderá retirar depois. Sobre esta meia calota, vc vai colocando o barro de casa de cupim em camadas e batendo até atingir uma camada de uns 12 a 15 centimetros. Prepare a boca de entrada do forno e deixe um furo no fundo para a saída de fumaça. Esta câmara poderá ter mais de 1,5 m de diâmetro. Cubra tudo e deixe secar por um bom tempo resguardando do calor do sol. Quando estiver tudo seco, vc retira aquela parte que serviu de apoio para fazer a parede externa do forno. Deixe secar mais uns dias e aí vc irá começar a queimar madeira dentro dele, aumentando aos poucos o calor, para não deixar rachar. Caso aconteça, corrija com um barro bem mole fazendo infiltrar nas fendas. Por final aplique uma pintura de cal.
O bloco de cimento não é refratário, pois por ser oco e poroso, não mantém a temperatura.
Melhor são os tijolinhos de barro assentados com solo-cimento, na proporção de onze partes de terra de barranco (sem matéria orgânica) e uma parte de cimento. (uma parte de areia é opcional)
Além de ser mais econômico, esse modo proporciona durabilidade.
pode sim usar o bloco externamente , mas onde pega o fogo direto deve isolar com tijolo refratário e use cimento cola externa para assentar todos os tijolos do forno
Primeiramente não coloque açúcar na argamassa, pois o cimento não cura. É o que concreteiras fazem quando caminhões quebram e não querem estragar a betoneira do caminhão, colocam açúcar para o cimento não curar.
O bloco não aguenta grandes temperaturas, portanto não é recomendado. Os tijolos aguentam, pois no processo de sua fabricação já são submetidos a altíssimas temperaturas. Utilize tijolos.
Primeiramente não coloque açúcar na argamassa, pois o cimento não cura. É o que concreteiras fazem quando caminhões quebram e não querem estragar a betoneira do caminhão, colocam açúcar para o cimento não curar.
O bloco não aguenta grandes temperaturas, portanto não é recomendado. Os tijolos aguentam, pois no processo de sua fabricação já são submetidos a altíssimas temperaturas. Utilize tijolos.
não ,pois os blocos vão estourar por não suportar a temperatura ,o correto é tijolinho e a massa para acentar deve conter açúcar pois assim quanto mais quente mais a massa se torna pegajosa e não trinca.
ola.os blocos são feitos de comcreto seca ao natural,ja os tijolinhos são levados ao forno logo suportão uma alta temperatura