Mitomaníaco.
Meio que essa pessoa menti para inventar uma vida social que não tem.
Não é uma ou duas vezes, como eu conheço está pessoa já sei quando está mentindo e digo na cara que se trata de uma mentira.
Sei que ajuda psicológica seria a melhor maneira, mas é complicado por que já tentei falar para as pessoas mais chegadas a ele e nem me levaram a sério.
Essa pessoinha não tinha namorada e chegou a fazer montagens com fotos de uma menina que tinha no orkut e disse ser sua namorada pra todos (é errado mas eu rir e muito, deu até vontade de falar pra todos na frente dele), a parti daí eu fui associando o mitomaníaco com ele, por que mente muito e não para, acho que até ele mesmo acredita em suas mentiras.
Ele é menino e não pegava ninguém e todos faziam piadinhas sem graça (dava pena), agora ta namorando, mas mente com relação a outras coisas sérias..
Lidar com mitomaníaco não é fácil.
Porque eles inventam tanto, fantasiam tanto que você não sabe mais quando eles falam a verdade.
Na verdade não sei se ele se encaixa em Mitomania, eu não o conheço, mas isso pouco importa:”o nome da coisa que ele tem”.
Ele deve ter fantasiado uma vida paralela, como forma de proteção as zombarias. O primeiro motivo parece ser esse, uma alavanca que o leva a mentir em todas as situações, por costume, por medo da não aceitação, por insegurança.
Um mitomaníaco costuma ter um transtorno ainda mais sério por trás desse quadro, que poderá surgir mais forte no decorrer da vida : compulsão, baixa auto-estima, insegurança, fobia, etc.
Não há como fazê-lo ir na marra ao psicólogo, mas desmentir com respeito e questionar porque ele criou esse mundo de fantasia, pode ser um despertar.
Não comente com os outros sobre as mentiras que ele conta; ao contrário, se aproxime dele e tente ajuda-lo, conquistando sua confiança e fazendo com que ele se sinta aceito e amado, do jeito que é (sem mentiras).
Beijos
Bem, ele tem algum problema, tá na cara. Em geral as pessoas que convivem com tipos assim não percebem ou se percebem fingem que não para não se aborrecer. Isto é importante e ele um dia vai quebrar a cara. Dá pena, porque acredito que ele mesmo nem saiba a extensão e a seriedade de seu problema.
Em todo caso, tem uma vantagem – não é você! Afaste-se dele se puder e quizer e não se aborreça com coisas que não vão te afetar. Ele deve ter auto-estima na altura da calçada…