As cobras não são surdas. Elas simplesmente não apresentam ouvido externo, mas têm uma “audição” acurada típica de um animal que vive com o corpo todo encostado no chão e pode ser facilmente pisoteado. Elas não têm tímpanos, porque estes seriam pouco eficazes na altura do chão, com tantos obstáculos para atrapalhar a propagação dos sons, mas elas têm ouvido interno completamente formado. Um pequeno osso conecta-o ao seu maxilar transmitindo as vibrações do solo e os sons de baixa freqüência para o cérebro. Mas realmente não é o que acontece no encantamento das najas.
por que elas são piriguetis
As cobras são surdas, e o som das flautas não tem influencia alguma sobre elas.
Essas cobras dos encantadores, na verdade, “dançam”, pois o movimento das flautas, as fazem ficarem alertas, pois elas consideram esse movimento, como um provável predador.
Outro coisa, é que essas mesmas cobras, já estão que “acostumadas” com a presença humana, e o ataque delas, é menos provável.
Alguns encantadores, serram os dentes inoculadores, para diminuírem os acidentes.
Apesar de tudo isso, os acidentes com essas cobras são relativamente frequentes.
Abraços
O que as prendem são os movimentos que os caras que tocam a flauta fazem, e não o som da flauta. Se eles fizessem isso sem se mexer, a cobra nao ficaria em uma espécie de “encanto”, que é devido ao sistema de alerda/defesa dela.
Na verdade as cobras não dançam ao som da flauta pois nada ouvem, são surdas.
Os encantadores de serpente colocam xixi de rato na flauta e quando sopram o fazem em direção das narinas da cobra que é chegada num ratinho…
:>)
A audição das serpentes
As serpentes não possuem ouvido externo, médio e nem tímpano. São praticamente surdas. Não são capazes de ouvir sons mas sim vibrações físicas (mecânicas) fortes, como passos, queda de objetos. A mandíbula da serpente está constantemente em contato com o solo ou sobre seu próprio corpo. Para a serpente captar um ‘som’, a vibração precisa atingir a mandíbula para que esta vibre e estimule um pequeno osso (chamado columela) que une a base da mandíbula à caixa craniana. Se a columela vibrar, a serpente percebe o som.
As Najas, apesar de serem peçonhentas, agressivas e bastante perigosas, são os animais tipicamente utilizados pelos encantadores de cobras da Índia. No entanto elas não possuem audição, apenas acompanham a vibração do solo feita pelos pés do encantador e pelo movimento da flauta. Também é colocado “essência” de rato na ponta de flauta, assim a cobra se sente atraida e segue o movimento feito pelo encantador de serpente, dando a impressão de que estão dançando.
Por que foram treinadas para isso.