Ficamos perguntando-nos: No computador vemos trechos de peças de teatro, peças inteiras, apresentações e ditos stand-ups com muita facilidade. Muitas vezes até gravados pelo público que foi assistir a peça.
Muitas peças e/ou apresentações são feitas habitualmente, mas a maioria da população não tem o costume de frequentar o teatro. Muitas pessoas até têm vontade de assistir, mas como deixa para segundo plano, dificilmente lembra-se na hora de descanço, muitas vezes até porque o próprio corpo está cansado por causa do stress do dia a dia.
Então, diante da vontade de muitas pessoas pergunto, por que as televisões brasileiras não televisionam boas peças de teatro? Atores não receberiam o seu cache? Televisões não pagariam o valor dos ingressos de uma casa cheia? Não daria audiência? Direitos de divulgação?
Opine a respeito.
Muito Obrigada
Porque, além de não dar audiência, a linguagem do teatro não é a mesma da televisão. São linguagens totalmente diferentes. Teatro filmado é um equívoco, além de ser a maior chatice. No passado, a TV Cultura fez uma tentativa de emplacar um programa assim, mas as peças eram adaptadas para a televisão. Até peças de Nelson Rodrigues foram apresentadas. A questão é que a TV funciona com planos, closes, cortes, enfim, tem uma dinâmica mais invasiva poque capta detalhes que o espectador não seria capaz de perceber numa peça ao vivo. Até a dicção do ator para a TV é diferente da usada no teatro. Se as peças fossem roteirizadas para a TV, aí sim, poderia ser uma boa ideia. No cinema, Orson Welles já fez isso brilhantemente com algumas peças de Shakespeare, como MacBeth e Otello. Mas hoje em dia o povo só quer ver besteirol, bizarrices e noticiário policial com bastante sangue. Fazer o que, né?
quem dita a programação são os anunciantes, de olho na audiência e no gosto do público.
já houve época de grandes programas de teatro na TV, como o teatro na Tupi, na Globo e na Cultura, mas o ritmo é mais lento e a magia do teatro se perde um pouco (ou muito) na telinha, é muito diferente ao vivo e na tela da TV. Ou seja, o veículo talvez não seja apropriado.
Desculpe-me mas discordo completamente com a sua ideia.
Teatro é teatro, espetáculo de dança é espetáculo de dança, circo é circo, cinema é cinema e televisão é televisão.
Assistir uma peça de teatro não é apenas ver uma história se passando, é um ritual maravilhoso e encantador, é chegar, sentar e esperar a peça começar, é sentir a emoção no exato momento em que ela está sendo representada, é se arrepiar ouvindo a voz de quem esta em palco, é chorar vendo a lágrima do ator rolando e é rir por que é uma comédia.
Imagine, assistir na tv uma peça de teatro, concordo que nós atores iriamos ganhar bastante dinheiro, mas perderiamos a presença do publico que é fundamental, para podemos desenvolver o nosso trabalho. Seria engraçado, já assisti algumas, gravadas, e sei perfeitamente que não tem graça, perde-se muito da qualidade de apresentação e representação. e várias coisas acontecem do nosso lado enquanto estamos na frente da tv, oq no teatro não acontece.
A tv já faz sua parte, que é a publicidade das peças.
Assistir uma peça é se deslocar do seu mundo, para entrar em um mundo que não é seu.
Bom ano.
Ola Vó!
Bela pergunta,hoje a tv brasileira so pensa em novela,mini-series,series,seriados,fama e tanbem a audiençia, porque?porque se a editora de tal televisao nao tiver novelas e tal o que eu citei acima,a editora vai a falençia.
Mas tanbem os donos das editoras de televisao eles deveriam pensar em colocar um programa de talentos que mostram peças teatrais.
a sua pergunta foi muito boa
abraços
Concordo muito com você.
Mas eu vou sempre nos teatros, e são poucos, pois moro em uma pequena cidade e não tem freqüentemente aqui.
E acho que há teatros muito melhores do que novelas e filmes. E que são bom o bastante sim! Muitas pessoas nunca foram no teatro e seria muito bom se pudéssemos assistir alguma coisa divertida e diferente às vezes. Seria uma boa idéia!
Sobre pagar o cache, acho que sim conseguiriam pagar!
E tudo isso que você citou.
Essa é minha opinião.
Brilhante idéia… seria nada menos do que o resgate de como era a teledramaturgia no começo de tudo, quando a tv era ao vivo e tudo era teatral e na base do improviso. Bastou criarem o videotape pra fazerem as novelas nesse formato que conhecemos.
A transmissão de peças de teatro ao vivo seria um divisor de águas pra classe teatral, que muitas vezes se frustram ao notarem que suas brilahntes atuações foram vistas por um público de 10 a 12 pessoas.