tem tanta gnt que sonha em ter um filho e naum pode e os orfanatos ai cheios de bebes e crianças que ficam la ate os dezoito anos e saem sem estrutura familiar nenhuma !!! e as pessoas ai loucas por um filho!!essa constituição tinha que mudar,para dar uma base de familia para essas crianças.ou será que o governo acha melhor ter elas num orfanato do que num seio familiar !!!!!
…não é difícil adotar uma cirnça aqui no,Brasil… por sinal é muito fácil..
O grande problema é que a maioria das pessoas só querem adotar bebes e isso complica um pouco por que a disponibilidade é pequena…
Realmente não é difícil, o problemas é que as pessoas chegam cheias de critérios, querem crianças com menos de dois anos, saudável, branca…. e os orfanatos continuam cheios de crianças maiores, de diversas etnias, as vezes doentes mas precisando de uma família que as acolha e as ame. Eu vou fazer isso, é o meu sonho!
No Brasil a adoção não é regida diretamente pela Constituição, e sim pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Código Civil.
E as leis brasileiras sobre adoção são de vanguarda, melhores que as de muitos países ditos “desenvolvidos”.
Adotar no Brasil não é difícil! Ao contrário, é um dos processos legais mais fáceis que existe. Nem precisa advogado, o próprio interessado pode conseguir sozinho todos os documentos a custos mínimos e em uns 10 a 15 dias só. Ele mesmo pode escrever a petição ao juiz. Não existem custos processuais.
O que torna a adoção DEMORADA é uma combinação de três fatores.
De um lado a demora típica de todo o judiciário brasileiro: Para o processo sair do terceiro para o quarto andar de um mesmo prédio, são precisos 10 DIAS! Isso se resolveria com uma mudança de postura de todo o judiciário!
De outro lado, os próprios candidatos, que só se interessam por recém nascidos! Sabe com que idade uma criança é considerada “velha demais” para ser adotada? 12 anos? 10 anos? 8 anos talvez?
Nada disso: TRÊS ANOS! Uma criança de 3 anos (ou seja, que ainda usa fraldas!) já é considerada VELHA DEMAIS pra ser adotada.
Acima disso, são poucos os casais que adotam.
Casais que só querem adotar bebezinhos tem que enfrentar fila mesmo, pois o juizado não tem fábrica de bebês!
Vá a um abrigo e veja se há bebês. Eles são raros pois são adotados rapidamente. As crianças maiores é que ficam por lá, não por causa do governo, por causa da SOCIEDADE que não os quer adotar.
E se forem grupos de irmãos, ou se forem doentes, ou pior ainda, se não forem brancas, aí é que não tem chance MESMO!
Já notou como os estrangeiros parecem adotar tão depressa? Você acha que para eles é mais fácil? Ao contrário, é mais difícil, é bem mais burocrático! Então porque para eles é mais rápido?
Simplesmente porque eles aceitam adotar as crianças que os brasileiros não querem: as maiores, as negras, os grupos de irmãos, as deficientes…
Finalmente, outro entrave tem a ver novamente com a lentidão da justiça: uma criança que tenha sido tirada dos pais (por maus-tratos, por abandono ou por negligência por exemplo) só pode ser liberada para adoção depois que o juiz tiver decretado a Destituição do Poder Familiar. E isso, como tudo o que depende de uma decisão judicial, pode demorar.
E quanto mais demora, menores as chances de aparecer algum casal interessado em adotar aquela criança…
Ou seja, tudo se resolveria, não com mudanças na lei nem no governo. O que precisamos é uma mudança na SOCIEDADE e no JUDICIÁRIO!
Não acho que seja assim tão burocrático.
Existe a questão da destituição do poder familiar (antigo pátrio poder), que pode ser demorado porque se prefere que a criança fique com uma pessoa da família a mandá-la para um abrigo e fila de espera para adoção.
A investigação das pessoas também é importante. Quando um psicólogo ou assistente social erra, as conseqüências são terríveis!
Ou você não se lembra de caso recente em que pai e madrasta esquartejaram 2 meninos e tentaram esconder os restos mortais em diversos locais, inclusive dando descarga?
Aquilo foi erro de psicóloga. Ela não acreditou nos meninos que alegavam que madrasta os ameaçava .
É fácil criticar quando não conhecemos as dificuldades e os processos de perto.
Caro colega, não sei se vc tem interesse em adotar, pois eu estou desde 08/2007 na fila e até o momento nada. O que me resta é esperar., dizem ter melhorado a adoção poís agora o cadastro é para todo o estado de são paulo,