Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que não Ferrovias?

No país como o Brasil com grande extençao, o meio de locomoçao deve ser ter muitas ferrovias. Isso é um deficite no Brasil que conserteza moveria com a economia, nao acham???

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Sim, claro, ferrovias e transporte hidroviário.
    O que temos hoje é um legado de governos anteriores, sobretudo o de Juscelino Kubitschek (caro que isso não redime os governos posteriores) onde se baseou o transporte de cargas no pais no terrestre que é extremamente caro (monetária e ambientalmente), danifica e causa lentidão nas rodovias. Além do fato de que a idade média dos caminhões circulando no Brasil hoje ser de 30 anos!
    Temos muitos rios e o mar que poderiam ser melhor utilizados apenas com os devidos incentivos. Tenho colegas que trabalham com transporte aduaneiro e já ouvi mais de uma vez que o frete é mais barato ao mandar um container pra fora do Brasil do que de um estado a outro.
    Mas enfim, isso é só mais um dos nossos (muitos) problemas de infra-estrutura e não creio que tão cedo seja resolvido.

    “Os críticos de Juscelino Kubitschek frisam o fato de ele ter priorizado o transporte rodoviário em detrimento do ferroviário devido à indústria automobilística, o que teria causado prejuízos ou isolamento a certas cidades. A opção pelas rodovias é considerada por muitos danosa aos interesses do país, que seria melhor servido por uma rede ferroviária. Na década de 1920, o presidente Washington Luís também havia sido contestado por construir rodovias.”

  2. Com certeza. A economia brasileira seria bem mais competitiva se tivessemos apostado na malha ferroviária em detrimento da rodoviária. Contudo, vale a gente lembrar quem nos influenciou desde o século XIX? Os EUA. No começo do século XX a indústria de automóveis dos EUA estava bombando, e tinha que ter mercados para vender, então eles apoiaram os presidentes aqui que prometessem investir em malha rodoviária, para que a população brasileira comprasse os carros e caminhões produzidos nos EUA. É uma realidade triste, mas foi isso que ocorreu

    Boa questão. O YR precisa de questões desse nível.

    Abraço.

Perguntas Relacionadas