Por que o Brasil adotou a utilização das Rodovias ao invés de ferrovias?
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para ser mais rápido a entrega de mercadorias .
e aumentar o fluxo financeiro de todos.
Para compra pneus do americanos
O transporte de mercadorias e passageiros no Brasil até o final dos anos 50 era basicamente por ferrovias ou navegação costeira. A quantidade de rodovias de longo curso era restrita. A partir do governo JK o país, na necessidade de ocupação do imenso interior em curto prazo deu margem à criação de um plano rodoviário de grandes rodovias, como a BR116, a 101, a 153, ligando o Norte ao Sul e as 040 e 050, ligando principalmente o sul e sudeste à Brasilia e Goiás. O imenso volume de investimentos em rodovias, cujo déficit era enorme, foi uma das causas do quase abandono do investimento nas ferrovias. Hoje, o país tem uma carência enorme de eixos ferrroviários que possibilitem o escoamento da produção agrícola para os centros maiores de consumo e de exportação. Há planos, muitos planos e vamos ver como é que estará daqui a 20 ou 30 anos.
pra enriquece a Petrobras
Boa pergunta… bjs
Entre 1870 e 1920, o Brasil viveu a “Era das ferrovias”, o crescimento médio das ferrovias era de 6.000 km por década. Até a década de 50, o transporte ferroviário era valorizado, de certa forma, pelo governo brasileiro e o sindicato dos ferroviários era muito forte.
Na época de seu mandato, Juscelino Kubitschek preferiu investir nas rodovias ao invés das ferrovias, devido ao interesse político que existia na época em trazer a indústria automobilística para o País. A partir daí, essa política continuou nas décadas de 60, 70 e 80.
Quando os militares assumiram o poder, quase que pararam com o transporte ferroviário por completo, para assim assegurar o seu domínio e deter o sindicato.
Atualmente, essa não é uma questão fácil de resolver. A indústria automobilística, de petróleo, pneus, etc., representa uma forte influência sobre o governo brasileiro, impedindo o desenvolvimento das ferrovias, pois isto poderia prejudicar seus interesses.