Quais as vantagens do caminhão sobre o trem ?
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Entre 1870 e 1920, o Brasil viveu a “Era das ferrovias”, o crescimento médio das ferrovias era de 6.000 km por década. Até a década de 50, o transporte ferroviário era valorizado, de certa forma, pelo governo brasileiro e o sindicato dos ferroviários era muito forte.
Na época de seu mandato, Juscelino Kubitschek preferiu investir nas rodovias ao invés das ferrovias, devido ao interesse político que existia na época em trazer a indústria automobilística para o País. A partir daí, essa política continuou nas décadas de 60, 70 e 80.
Quando os militares assumiram o poder, quase que pararam com o transporte ferroviário por completo, para assim assegurar o seu domínio e deter o sindicato.
Atualmente, essa não é uma questão fácil de resolver. A indústria automobilística, de petróleo, pneus, etc., representa uma forte influência sobre o governo brasileiro, impedindo o desenvolvimento das ferrovias, pois isto poderia prejudicar seus interesses.
O transporte ferroviário tem seu uso difundido em todos os continentes, no entanto, vem perdendo espaço gradativamente. Seu uso é recomendado para transporte de cargas pesadas, como minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas, fertilizantes e etc.
As principais deficiências do transporte ferroviário estão na incapacidade de percorrer superfícies acidentadas e o fato de não poder conduzir mercadorias até os centros consumidores, isso porque segue sempre um caminho definido (trilhos).
Apesar de transportar um elevado volume de cargas por longas distâncias, o transporte ferroviário tem um alto custo na construção e manutenção das vias férreas.
Em geral, o volume de cargas e a quantidade de quilômetros da malha ferroviária estão diminuindo gradativamente para dar lugar ao transporte rodoviário.
Transporte Rodoviário – Vantagens e Desvantagens
No caso de países com dimensões continentais como o Brasil o transporte rodoviário apresenta-se como um dos mais flexíveis e ágeis no acesso às cargas, pois, possibilita interagir diferentes regiões, mesmo as mais remotas, assim como os lugares mais ermos dos países. Cabe mencionar que esta praticidade torna-se mais visível no caso de não haver outros modais a disposição nestes pontos.
Outra qualidade de grande valia desta modalidade é a simplicidade de seu funcionamento e a rapidez de sua disponibilidade quando exigida pelo embarcador.
As qualidades que fazem do transporte rodoviário um dos mais utilizados no Brasil:
– Agilidade e rapidez na entrega da mercadoria em curtos espaços a percorrer;
– A unidade de carga chega até a mercadoria, enquanto nos outros modais a mercadoria deve ir ao encontro da unidade de carga;
– Vendas que possibilita a entrega na porta do comprador;
– Exigência de embalagens a um custo bem menor;
– A mercadoria pode ser entregue diretamente ao cliente sem que este tenha que ir buscá-la;
– Uma movimentação menor da mercadoria, reduzindo assim, os riscos de avarias.
As qualidades acima enumeradas são apenas algumas das vantagens que este modal apresenta em relação aos demais, basta uma profunda análise e certamente poderemos encontrar mais.
Conforme ventilado, assim como o modal em destaque traz vantagens em sua utilização, carrega consigo algumas desvantagens, tais como:
– Seu custo de fretamento é mais expressivo que os demais concorrentes com próximas características;
– Sua capacidade de tração de carga é bastante reduzida;
– Os veículos utilizados para tração possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente;
– A malha rodoviária deve estar constantemente em manutenção ou em construção, gerando custos ao erário ou a contribuinte, visto que, existem estradas privatizadas que cobram pedágio.
Vantagens do transporte ferroviário :
-Maior capacidade de carga em relação aos transportes rodoviários e ao aéreo.
-Transporte terrestre por excelência, para combustíveis minerais
sólidos (ex: carvão, minérios de ferro, cimentos, cal, adubos, produtos
alimentares, cereais, forragens, veículos).
-Menor ocupação do espaço pelas vias férreas comparativamente às
estradas).
– Sem congestionamentos.
– Menor impacto ambiental, caso das redes electrificadas.
Desvantagens do transporte ferroviário :
– Horários rígidos.
– Transbordo.
– Existência de uma via pode condicionar competitividade…
– A natureza da sua estrutura implica fraca flexibilidade.
– A exclusividade da exploração do transporte ferroviário limita a sua
capacidade concorrencial face à diversidade da oferta apresentada pelo rodoviário.
VV-KRK – abraços
Custo de implantação e manutenção, pois construir e manter uma ferrovia é muito oneroso, é mais fácil investir no transporte rodoviário pois as estradas tem manutenção mais barata, e o frete por caminhões também é mais em conta. mas contudo isso, o transporte ferroviário é bem mais eficiente, apesar do frete ser caro, um trem transporta em média a mesma carga de 30 caminhões.