Por que ocorreu a disputa indo paquistanesa pela Caxemira?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O terrritório da Caxemira vem sendo motivo de disputa entre a Índia e o Paquistão desde o fim da colonização britânica. As tensões na região tiveram início com a guerra de independência, em 1947, que resultou no nascimento dos dois Estados: a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, muçulmano. Segundo uma resolução da ONU datada de 1947, a população local deveria decidir a situação política da Caxemira por meio de um plebiscito. Tal plebiscito, porém, nunca aconteceu, e a Caxemira foi incorporada à Índia, o que contrariou as pretensões do Paquistão e da população local, de maioria muçulmana, levando à guerra de 1947 e 1948. O conflito terminou com a divisão da Caxemira: cerca de um terço ficou com o Paquistão (Caxemira Livre e Territórios do Norte) e o restante com a Índia (Jammu e Caxemira).
Em 1962, a China conquistou um trecho de Jammu e Caxemira (Aksai Chin) e no ano seguinte, o Paquistão cedeu aos chineses uma faixa dos Territórios do Norte. Em 1965 houve um novo conflito que, entretando, não provocou mudanças territoriais.
Nos anos 1980, guerrilheiros separatistas passam a atuar na Caxemira indiana. Mais de 25 mil pessoas morrem desde então. A Índia acusou o governo paquistanês de apoiar os guerrilheiros, favoráveis à unificação com o Paquistão, e intensificou a repressão desde então.
A posição oficial da Índia é que Caxemira é “parte integrante” do seu território, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo estatuto final só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Há ainda grupos caxemires que acreditam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão.