Gente eu sou ostomizada(tenho colostomia),mas quando falo que tenho,ninguem sabe o que é e até pensam que é uma doença,mas não é uma doença.
Colostomia é uma CODIÇÃO,a pessoa que tem isso é considerada DEFICIENTE e não doente.
Vou explicar:
A ostomia é obtida por meio de uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre um órgão interno e o exterior com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo por impossibilidade de fazê-lo pelas vias normais. A nova abertura que se cria com o exterior através da ostomia chama-se “ostoma”, que significa boca. Comumente, se conhece pelo nome de “ânus; contrário a natureza”.
As ostomias que afetam o aparelho digestivo chamam-se ostomias digestivas e o conteúdo ou produto eliminado para o exterior são as fezes. As ostomias urinárias são aquelas que afetam o aparelho urinário e o conteúdo eliminado para o exterior é a urina. As ostomias podem ser permanentes ou temporárias.
Existem varios tipos de ostomia:
ILEOSTOMIA
A ileostomia é um tipo de ostomia intestinal que faz a comunicação do íleo, que é a parte final e mais larga do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser também pemanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen.
COLOSTOMIA
A colostomia é um tipo de ostomia intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior.
UROSTOMIA
Denomina-se urostomia ou desvio urinário a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso nornal da urina. A semelhança das ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporárias.
Os ostomizados
Os ostomizados são pessoas como qualquer outra. A ostomia serve para solucionar algum tipo de alteração ou problemas oriundos de causas diversas.
Os ostomizados utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado para o exterior através do ostoma.
O fato de ser portador de um “ostoma” faz com que os ostomizados tenham que se adaptar a esta nova situação, porém uma vez superada a etapa inicial, podem levar uma vida normal no seu trabalho, junto aos seus amigos, com a família, etc.
Ser ostomizado
Ser ostomizado não é apenas ser alguém que tem um ostoma na parede abdominal…
Ser ostomizado não é apenas viver com uma bolsa para coleta de fezes ou urina presa ao abdômen…
Ser ostomizado não é apenas ter deixado de utilizar o vaso sanitário…
Ser ostomizado não é apenas viver com a preocupação de que tipo de alimentos pode comer…
Ser ostomizado não é apenas viver preocupado com gases e odores…
Ser ostomizado é muito mais que isso, é ser privilegiado por Deus por ter sido escolhido a viver novamente…
Ser ostomizado é Ser Humano.
Bom gente só queria falar isso e dizeer mais uma vez que ostomizado NÃO É DOENTE.
Ostomizado É DEFICIENTE.
são poucas as pessoas que tem isso,a muitas delas tem devido a acidentes,ou doenças,como cancer(igual o do falecido ex presidente Jose Dirceu).
E doença de Crohn
acho que as pessoas tem muito preconceito com isso.
Se eu podesse te aplaudir aí de perto com certeza ia fazer isso sim pela otima explicação iniciativa e coragem de tok nesse assunto sua ousadia fiquei até arrepiado com o fimzinho do depoimento isso so
mostra a tua coragem orgulho e autenticidade ahhh e humildade é claro se todo ser humano fosse um
pouquinho humilde pra admitir seus erros individualismos e deficiencia q todos temos a vida aki no mundo ia ser mais suave e Jesus ia ter mais orgulho e misericordia da gente
Olá menina corajosa e sortuda. Deus te escolheu para viver novamente e você faz muito bem em ensinar as pessoas sobre isso. Eu já conhecia e tive um amigo que era ostomizado por um câncer no intestino. Ele levava vida normal, e quem não sabia do problema, nem desconfiava. Como o ex- vice presidente José Alencar( não Jose Dirceu) . Beijocas e muita saúde pra você.
Oláá..
Eu já conhecia a deficiencia, e vc disse tudo. Ser ostomizado é ser privilegiado por Deus por ter sido escolhido a viver novamente.
Não é motivo de se envergonhar, sei que muitos tem preconceito, mais vc supera , tenho certeza
Beijoos <3
Realmente, existem muitas pessoas que não sabem o que é um estoma, e nem imaginam o que uma pessoa ostomizada precisa enfrentar no cotidiano para poder ter uma vida quase normal.
Na minha opinião, a orientação sobre a existência de problemas de saúde como este deveria ser feita com mais frequência nas escolas para que as pessoas desde cedo possam entender e respeitar as pessoas que têm uma condição de vida diferente.
Falta muito a ser feito para aprimorar a educação neste país, e a instrução é o passo primordial para que possamos minimizar o preconceito que sofrem as pessoas portadoras de alguma deficiência física, e que estas pessoas possam viver suas vidas com mais dignidade, sendo tratadas com mais respeito e carinho.
A falta de instrução é a causa da ignorância. E a ignorância, a principal causa do preconceito.
Parabéns pela iniciativa de conscientização, com as pessoas entendendo o que é, o preconceito e o prejulgamento cai por terra.