Estive assistindo o Globo Reporter sobre os animais gigantes como a Preguiça gigante de até 6 metros de comprimento, o jacaré gigante de 18metros, os mamutes que agora são os elefantes, entre outros que existiam no Brasil na pré-história e me veio uma dúvida. Porque os animais eram gigantes e agora são menores e o homem que evoluiu do macaco e que nas primeiras etapas da evolução eram baixinhos hoje são maiores e a cada geração parece que aumentam mais de tamanho ????
Será que existe alguma explicação científica sobre isso ???
Podemos antecipar com alguma segurança a aparência das futuras gerações, a aparência e o sentido tomado pela evolução? Não. Pelo menos a antropologia e a Biologia não podem satisfazer essa curiosidade. Porém, nas últimas gerações, apareceram fenômenos que chamam a atenção. O homem moderno é mais alto que o antigo e este e os jovens amadurecem mais rapidamente do que há apenas 100 anos. Mas, tais fatos nada tem a ver com a evolução, são apenas tendências seculares, não dependendo de alterações genéticas, mas ambiental. O homem cresce mais porque tem mais proteínas e gorduras, elementos que desempenham importante papel no crescimento.
Recentemente os japoneses aderiram hábitos alimentares dos europeus e sua estatura cresceu tanto quanto á deles. Os recordes no atletismo não se devem á evolução e sim a técnicas de treinamento eficientes e a um início mais precoce á prática esportiva. A principal regra da evolução é a seleção natural, formulada por Charles Darwin em seu livro polêmico sobre a origem das espécies publicado em 1859. Os seres vivos de uma mesma espécie nunca são iguais, apresentam grandes diferenças de indivíduo para indivíduo, algumas dessas características conferem a seus portadores vantagens para sobreviver em determinados ambientes e sobrevivendo melhor terão mais descendentes que os não portadores. Verifiquemos 3 profecias feitas pelos ficcionistas e suas possibilidades de sucesso:
1 – Nossos descendentes terão apenas os 4 dedos maiores do pé, o menor se perderá por não ser utilizado.
2 – Os maxilares e o queixo regredirão.
3 – O cérebro encolherá por não ser muito utilizado. O homem do futuro deixaria o computador pensar por ele.
Tais mudanças não atendem as regras da evolução. Mais de 1000 anos seriam necessários para que uma característica se impusesse a outra pelo caminho da seleção natural. Mas a essa altura, a engenharia genética teria progredido tanto que o processo de evolução natural não teria mais importância para o homem.
quais animais diminuiram? muito relativo… já o homem, em relação a suas espécies ancestrais, teve maior porte devido a locomoção, onde seu corpo ficou mais ereto e devido ao hábito nômade, um homem maior suportaria maiores caminhadas, e desta forma este fenótipo foi selecionado. agora se vc está falando sobre o aumento da estatura média em relação a outras épocas tal como vem ocorrendo no Brasil, com o avanço da agricultura e a revolução industrial, pode-se produzir alimentos mais nutritivos e gastando-se menos energia na procura de alimentos, desta forma podendo alocar mais energia para o desenvolvimento.
O homem cresceu devido à fartura de alimentos e avanços da medicina.
Os animais diminuíram devido à escassez de alimentos (desmatamento e poluição dos rios) exceto quando era o interesse do homem que os mesmos crescessem para fornecer mais alimentos.
isso e uma questão de necessidade. existe o caso das girafas que com a falta de folhas nos arbustos pequenos foram morrendo e so sobreviveram as que alcançavam as folhas das arvores mais altas ou seja: as girafas com pescoço maior ! então essa pergunta não tem logica, porque alguns animais cresceram porque precisaram, e alguns diminuiram tbm por necessidade !
Tudo isso é mentira!
To vendo que tu está desatualizado!
Um pessoal encontraram pessoas mais de 2 metros, que é mais antigo que aqueles macacos.