Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Potenciação! Dúvidas bestas mais que te ferram!?

(-2)^3 = -8?
-2^3 -8?
(-1)^203? como vou saber se vai dar positivo ou negativo?
(-2)^-2
(1/2)^-3
Me ajudem por favor sempre erro por causa dessas coisinhas bestas!
(1/3)^-3
Me ajudem eu sempre erro F
2^78/2^75
(-0,04)^2 . (50)^2

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. veja bem ( – 2) . (-2) . (-2) são três sinais de menos (impar) então o resultado vai ser negativo (sinais iguais + e sinais diferentes – (- com – dá + e esse + com – dá menos) entendeu? 2.2.2 = 8, logo – 8.

    – 2³ (para elevar esse três, veja se teu teclado tem ALTGR segura ele e clica no 3.
    -2.-2.-2 = – 8

    Qual a diferença entre e ? No primeiro caso, aprendemos que é 3×3=9. Mas, e no segundo? O expoente negativo causa estranhamento e, para interpretá-lo, temos que recorrer a uma das propriedades da potenciação.

    A propriedade que possibilita a explicação desse fato surge na divisão entre potências em que a base do dividendo é igual à base do divisor. Essa condição permite, como forma de simplificação, subtrairmos o expoente do dividendo pelo expoente do divisor. Assim, em uma operação como , em vez de fazermos , teremos como opção: .

    É essencial, na aplicação dessa propriedade, estar atento para que o expoente do dividendo seja sempre subtraído pelo expoente do divisor. Se invertermos a posição dos expoentes, estaremos invertendo a ordem da operação, isto porque , já que .

    Diferente da multiplicação – em que a ordem dos fatores não altera o produto -, na divisão, se trocarmos a ordem das posições entre o dividendo e o divisor, estaremos invertendo o resultado. Os dois exemplos anteriores estimulam esse tipo de observação: e .

    A inversão da posição entre o dividendo e o divisor pode ser indicada pelo sinal do expoente, se a propriedade for bem aplicada. No exemplo em que é igual , se invertermos a ordem da operação, teremos . Como já temos a informação de que , podemos reescrever que .

    Estratégia para trocar o sinal
    Lembrando que o inverso de é 8, e que este pode ser escrito na forma , podemos afirmar que inverter um número é dar-lhe uma boa cambalhota. Assim, o inverso do é 2 e do é , o que nos estimula a um jogo que ajudará a construir uma regra para calcularmos potências com expoentes negativos.

    Inverter a base será uma estratégia para trocarmos o sinal do expoente, uma estratégia que pode ser mostrada a partir de um exemplo bem simples, com a pergunta: qual o valor de ?

    Um caminho de resolução bem conhecido para esse caso é fazermos . No entanto, se aplicarmos a propriedade da potenciação, teremos outro caminho, dado por . Analisando esses dois caminhos, conseqüências de uma mesma pergunta, concluímos que . Uma conclusão com uma igualdade que mostra bases invertidas e expoentes de sinais trocados.

    Esse tipo de conclusão, a partir dos mais variados exemplos, conduz com bastante firmeza a uma regra: podemos trocar o sinal do expoente se, simultaneamente, invertermos a base.

    Poder trocar o sinal do expoente invertendo a base facilita e agiliza o cálculo de potências com expoentes negativos. As manobras matemáticas ficam mais rápidas.

    Qual o valor de ? Basta invertermos a base, que passa a ser 2, trocando simultaneamente o sinal do expoente para +3 ou 3. Assim, é igual a . Para finalizar os exemplos, podemos fazer mais uma pergunta: Qual é o valor de ? Respondemos com , para logo depois fazermos .

    O sinal negativo de um expoente não passa de um código que está nos alertando que a base está invertida. Com essa nova interpretação, a regra do expoente negativo se transforma em uma regra simples e fácil de ser aplicada no jogo matemático. Mas não esqueça: foi uma propriedade que a gerou.

  2. É simples: potências de base negativa e expoente par dão como resultado sempre um números positivo. Já potência de base negativa e expoente ímpar dão como resultado sempre números negativos, Potências de base positiva independem do expoente ser par ou ímpar, porque seu resultado é sempre um número positivo. Não é simples?

Related Questions