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Anônimo(a)

Pq a agua de lastro é importante para a física ?

Pq a agua de lastro é importante para a física ?

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2 Answers

  1. [editar] Porque os navios utilizam água de lastro?
    A água de lastro tem por objetivo aumentar ou diminuir o calado do navio durante a navegação para garantir sua segurança operacional. Além disso, durante a viagem o navio consome combustível e água. Assim, ocorre uma diminuição do seu peso bruto que consiste redução do seu calado carregado, permitindo que o leme e parte do hélice fique fora d’água prejudicando a manobrabilidade e governo do navio. Além disso, a água de lastro tem por objetivo garantir a estabilidade do navio enquanto navegando e durante o processo de carga e descarga.

    [editar] Por que a água de lastro é um risco?
    Pelo fato de trazer espécies exóticas dentro dos tanques dos navios. Os organismos que são introduzidos pela água de lastro variam de milímetros até peixes de 30 centímetros, afinal os organismos, que em seu estágio larval ou planctônico, se localizam na superfície, podem ser captados pelo navio e, quando se estabelecem no novo habitat, desenvolvem-se para seu estágio adulto. Entre as espécies que tem o potencial de serem transportadas estão às anêmonas, cracas, caranguejos, caracóis, mexilhões ouriços do mar, entre outras. Agentes patogênicos também já foram encontrados na água de lastro, como é o caso do Vibrio Colerae (ANVISA, 2003). voltar»

    [editar] Qual é o impacto da água de lastro no mundo?
    São inúmeros os registros de bioinvasão por meio da água de lastro no mundo inteiro. Existem algumas invasões de espécies alienígenas que são históricas tais como: mexilhão-zebra nos EUA, dinoflagelados na Austrália, e água-viva carnívora nos EUA) resultaram em prejuízos da ordem de US$ 10 milhões e tiveram profundas e largas repercussões ecológicas.

    Estimou-se que nos anos 1990 mais de 3 mil espécies de animais e plantas foram transportadas diariamente ao redor do mundo e está provado que o número de espécies introduzidas mediante a água de lastro está crescendo continuamente. Mais de 40 espécies apareceram nos Grandes Lagos desde 1960; mais de 50 na Baía de São Francisco desde 1970. Nos Estados Unidos, identificou-se o mexilhão Zebra pela primeira vez na década de 1980, que se proliferou pelas águas dos rios rapidamente, causando sérios danos ao ecossistema, sendo este oriundo de água de lastro.

    Já no Brasil, verifica-se que houve a invasão do mexilhão dourado “L. fortunei” proveniente da água de lastro dos navios que atracaram nos portos da Argentina. Esta é uma espécie nativa de rios e arroios chineses e do sudeste asiático e, apenas recentemente, por razões desconhecidas, vem expandindo sua distribuição em todo o mundo.

    Do estuário da Bacia do Prata, ele se expandiu rapidamente para os trechos superiores da Bacia do rio Paraná, invadindo principalmente os grandes rios, numa velocidade de cerca de 240 km por ano.

    Em 2001, sua presença foi reportada na Usina de Itaipu e, em 2002, foi encontrado nas usinas hidrelétricas (Porto Primavera e Sérgio Motta) à jusante do Rio Paraná, em São Paulo. A entrada da espécie neste sistema de rios deve ter ocorrido através da intensa navegação e transposição de barcos utilizados na pesca esportiva. Em 2004, está espécie foi detectada na Usina de Barra Bonita. O impacto do mexilhão dourado no Brasil tem sido grande e tem causado problemas de saúde pública, entupimento de tubulações, filtros de usinas hidroelétricas e bombas de aspirações de água, degradação das espécies nativas e problemas relacionados com a pesca.

  2. segundo os meus conhecimentos a agua de lastro não tem nenhuma importancia para a física. penso que a sua pergunta está mal formulada. um dos usuarios escreveu muito bem sobre água de lastro não está completa a resposta mas está bem satisfatoria. toda embarcação usa lastro que pode ser na forma solida ou liquida e pode ser agua ou material pesado como bloco de cimento. o lastro tem como função importante na estabilidade da embarcação como diminuir ou aumentar o calado, diminuir ou aumentar a banda da embarcação caso necessario, diminuir ou aumentar os esforços estruturais caso necessario. o lastro também pode aumentar ou diminuir o GM fazendo uma embarcação tem mais ou menos balanço ou mais ou menos segurança. realmente a agua de lastro trouxe muitos problemas para as nações porque vieram animais e micro organismos que prejudiracam a fauna e a flora dos paises nas areas maritimas. então a ONU setor IMO foi feito um documento chamado MARPOL – MARITIME POLLUTION onde as nações consignatarias como o BRASIL tem que obedecer estas regras. neste livro contem as regras para o lastro mas não somente lastro mas todos os tipos de poluição que uma embarcação pode fazer ao meio ambiente incluindo o ar. como sempre o Brasil não tem muita vigilancia sobre estas regras. complemente esta resposta com a do outro usuario que ficará praticamente completa.

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