proponha uma metedologia de trabalho para abordar um caso de hiperactividade?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Responder Pergunta do Yahoo
UAHUHAUHAUHAUA
ATIVIDADES INDICADAS PARA SE TRABALHAR COM O HIPERATIVO
Os alunos hiperativos têm dificuldade em se concentrar e dificilmente se interessam por atividades pedagógicas tradicionais e sedentárias. Nesse caso selecionamos algumas atividades que são divertidas e ao mesmo tempo exigem atenção e concentração, jogos de competição em grupo que são altamente motivadores e socializadores, sugerimos também que os professores se utilizem ao máximo de recursos de multimídia como TV, DVD e computador, pois em geral eles se interessam muito por tudo isso, mas claro com conteúdos ingressos nos temas a ser trabalhados, onde eles possam se desenvolver cognitivamente brincando.
QUEBRA CABEÇA
O quebra-cabeça é um tipo de brinquedo que desafia a inteligência da criança. O interesse que desperta pode estar relacionado ao grau de atração e o de dificuldade que ele apresenta: se for fácil demais, não constituirá desafios, mas também, se for difícil demais, provocará desistência ao invés de motivação. Quando o brinquedo tiver um grau de dificuldade muito alto, pode-se montar em cima de uma prancha e riscar as suas formas e numera-las para facilitar sua utilização. “Essa atividade estimula o pensamento lógico, composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração”.
JOGO DA MEMÓRIA
Pensamento e inteligência são sinônimos, pois o pensamento representa o uso ativo da inteligência. A fonte da inteligência é a experiência, que provoca o funcionamento do pensamento em seu nível mais alto. A teoria de Piaget afirma que o desenvolvimento global da inteligência é a base sobre a qual repousa todo aprendizado. A aprendizagem só acontece se a criança tiver mecanismos por meio dos quais possa relacionar as informações. Todas as características da inteligência humana vêm à tona através do processo de desenvolvimento.
Diante disso, Cunha (1997, p. 48) cita que: “O jogo da memória estimula o pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente e orientação espacial”.
O QUE SERÁ?
Quando o ambiente da escola é estimulante, faz surgir interesses que irão gerar energia para que sejam perseguidos. As brincadeiras de “adivinhar” são muito estimulantes porque constituem desafio explícito. Se forem bem conduzidas, levarão as crianças a descobrirem que poderão alcançar melhores resultados se fizerem perguntas mais objetivas. Isso pode ser feito também, limitando-se o número de perguntas que cada criança ou grupo pode fazer para chegar à resposta correta.
Esse jogo estimula pensamento lógico, dedução, reconhecimento do todo através de uma parte, atenção e observação, nomeação e discriminação visual.(op cit),
JOGO DE ASSOCIAÇÃO
Sendo a linguagem um sistema de símbolos, ela deve ser sempre associada à experiência direta. O vocabulário e os conceitos devem ser introduzidos sempre através de atividades concretas, desenvolvidas pelas crianças, para que tenham real significado.
Estimula o pensamento, associação de idéias, linguagem verbal, criatividade, atenção e concentração e percepção visual
ESPORTES
Todo tipo de esportes são bons para hiperativos, principalmente os coletivos, que não só ajudam a gastar a energia, como ensinam a obedecer regras. Não há necessidade de cortar atividades da agenda, pois eles funcionam bem e com bastante adrenalina (NEVES, 2005, p. 53).
BRINQUEDOS E LIVROS
Brinquedos recomendados são os que prendam a atenção e exercícios que ajudam na coordenação motora ajudam na memória e na hiperatividade. O tempo em frente ao videogame deve ser limitado. Como é excitante, os hiperativos
podem passar mais tempo jogando e não se dedicando às outras atividades. Para incentivar a leitura, os pais e professores devem preferir livros com letras grandes, frases curtas, muitas figuras, histórias curtas e interessantes.