Minha gata é odiada por todos os gatos da vizinhança, noite passada uma gata que creio eu seja a mais velha do bando, pegou e deu uma surra na minha gata, ela conseguiu fujir pra casa, mas está com uma pequeno corte perto do ânus e um grande arranhão na coxa. Estamos limpando com soro fisiológico e quando ela dorme aplicamos “Neotopic” que é anti-inflamátorio.
Minha gata está com as vacinas em dia, porém essa gata que bateu nela só é vacinada em campanha, ou seja, só é vacinada contra raiva.
Existe alguma doença que pode ser transmitida nessas brigas?
Detalhe: Minha gata é castrada e estava no quintal da minha casa, mas essa gata odeia tanto ela que as vezes aparece por lá pra dar uns sacodes na minha gatinha.
Beijos no♥
Várias, mas acredito que a mais grave (sem ser a raiva que vc diz que eles vacinam em campanhas) é a AIDS felina… que a principal via de transmissão é a saliva.
Não, !!! fique tranquilo…gatos caçam ratos e não pegam doença!!!difícil pegar de outro gato!!!tenho 4 deles e nunca tive problemas!!! valeu????
peidona eu posso te falar pois a sogra do meu pai tem um abrigo de animais inclusive gatos então podem ser transmitidas muitas vou citar algumas.
raiva,feridas infeccionadas,dor no corpo.etc…
caso não trate as mesmas pode causar morte precosse.
beijos.
Ora essa, amiga!!
se eu fosse vc eu dava um cassete nessa gata até
ela virar cachorra!!
Faça como eu, compre um machado do bom
Bjookas ♥
A Kleo informou corretamente… existem vária doenças e com certeza uma das mais grave é a AIDS felina que não tem cura…
Necrose
Uma vez minha gata brigou e apanhou tant que deu necrose
.
Tchau
Isso, como a Kleo falou, ela pode pegar a AIDS felina e outras doenças bem sérias…
Mantenha a vacinação dela em dia e veja com a veterinária se a gata está protegida.
Em todo caso, tenha não deixar a bichinha solta, eles sofrem mto nessas brigas…
Bj.
Gatos que vivem nas ruas são mais vulneráveis à doenças como a Leucemia e a Panleucopenia felina.
A leucemia felina é provocada por um vírus, é uma das doenças mais complexas que afeta os gatos. Diferentemente da versão humana da doença, ela é contagiosa, podendo ser transmitida de gato para gato, por meio da saliva ou pelo contato com sangue contaminado. No entanto não é contagiosa aos seres humanos, tendo em vista que o agente causador somente sobrevive no organismo dos felinos.
Gatos vacinados contra a leucemia estão protegidos em 95% dos casos. Castrando-se um animal, consegue-se diminuir a possibilidade de contaminação, já que o animal tende a permanecer mais em casa e não ter contato com outros gatos.
A leucemia felina é uma doença desconhecida por muitos veterinários, que, ao não saber como tratá-la, recomendam o sacrifício do animal. Inicialmente, essa doença se manifesta pela perda parcial da defesa imunológica do gato portador. Porém, trata-se deuma doença degenerativa, cuja gravidade vai avançando, diminuindo assim vida do bichano em alguns anos. Tratamentos podem abrandar os problemas, sobretudo se o gato viver em boas condições, uma vez que, devido à baixa imunidade, qualquer pequena doença pode ser altamente perigosa para o animal.
Durante o tempo em que está em um estado crítico, o gato necessita de cuidados e boa alimentação, acompanhado por veterinários, do uso do interferon e outros complementos que o ajudem a ter defesas mais fortes.
A leucemia felina “terminal”, ocorre quando a doença atinge a medula óssea, anulando totalmente a produção de glóbulos brancos para a sua defesa; quando esta ocorre, o animal começa a ter a sua saúde deteriorada rapidamente e passa a sofrer fortes dores, de forma que o sacrifício é a única solução.
Panleucopenia felina
Brigas entre gatos podem fazer com que eles tenham contato com sangue e saliva de animais contaminados.
A Panleucopenia felina uma doença viral que acomete gatos domésticos e outros membros das famílias Felidae, Mustelidae, Viverridae e Procyonidae. O agente causador é um vírus classificado como parvovírus felino. Essa doença não é transmissível ao homem e nem a outros animais de estimação.
Trata-se de uma enfermidade altamente contagiosa aos felinos, caracterizada pelo aparecimento súbito dos seguintes sintomas:
Febre;
Falta de apetite;
Depressão;
Vômitos e diarreia;
Desidratação;
Leucopenia.
O vírus da panleucopenia felina, é um parvovírus pequeno pertencente à família Parvoviridae. Essa doença é considerado um dos distúrbios gastrointestinais mais mortais para os gatos, apresentando taxa de mortalidade de aproximadamente 80% dos indivíduos contaminados.
Os gatos que vivem soltos estão mais expostos à contaminação pelo vírus da doença. A vacinação é bastante eficaz, sendo que a incidência de panleucopenia é muito baixa nas populações de gatos que recebem as doses da vacina nos primeiros meses de idade. Contudo, foram relatadas ocorrencias da panleucopenia transmitida pelo colostro e pelo leite.
Os incubadores do vírus são os próprios gatos, sendo que a transmissão é feita mediante as seguintes maneiras:
contato direto com os gatos contaminados e/ou doentes;
através de alimentos ou água contaminada;
Contato com fezes ou urina (que ocorre quando um animal sadio usa uma caixa de areia contaminada por um gato doente);
Contato com vômito;
Saliva;
Ectoparasitas como pulgas e carrapatos.
Os indivíduos doentes passam por um tratamento de elevada complexidade. Os animais que conseguem sobreviver mais de uma semana, evitando-se a todo o custo a desidratação, têm possibilidade plena de se salvar. No entanto, isso ocorre apenas em 20% dos casos, portanto a prevenção por meio da aplicação de vacinas ainda é a melhor forma de se evitar a ocorrência do problema.
espero que ajude e boa sorte
beijos!
Certamente, só raiva uma da outra mesmo rsrs. Beijos lindona, boa tarde.
Um abraço do Karinha!