quais os tipos de biomassa que podem ser usados em biodigestores?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O processo mais usual de geração de energia elétrica a partir de biomassa é a combustão direta, gerando vapor que aciona uma turbina associada a um gerador elétrico. No Brasil, a lenha tem sido historicamente a biomassa mais utilizada para fins energéticos.
O biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável. É produzido a partir de plantas oleaginosas como mamona, dendê, algodão, soja e girassol, todas disponíveis em abundância no Brasil, ou de gordura animal. O biodiesel pode ser utilizado como alternativa de combustível para o transporte e a geração de energia elétrica.
bjus
*..*.★.*★
UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA COMO COMBUSTÍVEL
Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para obtenção de energia se iniciou com a utilização do fogo para cozimento e iluminação. O domínio do fogo permitiu ao homem a exploração dos metais, marcando novo período antropológico. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética para a cocção, siderurgia e cerâmica. Óleos vegetais e animais também eram usados em menor escala. O grande salto no consumo da biomassa deu-se com a lenha na siderurgia, no período da revolução industrial.
Com o aparecimento da máquina a vapor, a biomassa passou a ter aplicação também para obtenção de energia mecânica com aplicações na industria e nos transportes. Mesmo com o início da exploração dos combustíveis fósseis – carvão mineral e petróleo – a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais.
Nas crises de abastecimento de petróleo essa importância se evidenciou pela utilização de derivados da biomassa como álcool, gás de madeira, biogás e óleos vegetais nos motores de combustão. Aliás, os motores de combustão interna na sua fase inicial de desenvolvimento foram testados com derivados de biomassa. Sendo uma afirmação praticamente unânime de que os derivados do petróleo conquistaram a primazia como combustível desses motores por fatores como preço e oferta e não por questões de adequação técnica.
A biomassa pode ser utilizada em diversas formas e estado para obtenção das mais variadas formas de energia seja por conversão direta ou indireta. Como vantagens da utilização da biomassa em substituição aos combustíveis fósseis podemos citar a menor poluição atmosférica global e localizada, estabilidade do ciclo de carbono e maior emprego de mão de obra.
Em relação a outros tipos de energias renováveis, a biomassa, sendo energia química, se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. Outra vantagem é a semelhança entre os motores e sistemas de produção de energia com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis. De forma que a substituição não teria impacto tão grande na indústria de produção de equipamentos, nem nas bases instaladas de transporte e produção de energia elétrica.
Principais formas aproveitáveis da biomassa no estado bruto
Madeira
Produtos e resíduos agrícolas
Resíduos florestais
Resíduos pecuários
Lixo
Algumas formas de obtenção de derivados
Prensagem de resíduos: produção de briquetes
Pirólise parcial: produção de carvão vegetal
Gaseificação por pirólise: produção de gás pobre
Fermentação anaeróbica: produção de biogás
Fermentação enzimática e destilação: produção de álcool
Processos compostos: produção de óleos vegetais