Moro em apartamento e queria colocar algumas plantas nas janelas e gostaria muito da visita de borboletas…
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Lantana e uma boa ideia, voce pode usar a planta camarao tambem e muitas outras.
Faz uma busca por plantas floriferas com nectar no gooogle.
Dentre várias espécies a que mais atrai borboletas e mais fácil de ser cultivada é a Lantana.
http://luis.impa.br/fotos/0812_insetos/borboleta_na_lantana_IT-081207-O_08417a.jpg
http://dancaespirita.files.wordpress.com/2010/01/borboletas-bailando-no-ar.jpg?w=500
Creio que você vai gostar destas leituras:
http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?id=Rela%C3%A7%C3%A3o-entre-plantas-e-a-fauna&in=52
http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?id=Como-as-plantas-atraem-os-animais&in=22
O néctar é fundamental na dieta de uma borboleta. No mundo vegetal, ele é uma recompensa para os animais que atuam como polinizadores, incluindo as borboletas e as abelhas. Plantas floridas produzem o néctar que os insetos gostam de consumir. Em troca, eles espalham o pólen das flores, permitindo a sua reprodução. Embora alguns insetos, como as abelhas, possuam muitas adaptações que permitem polinizar várias flores, muitas borboletas não as têm. De fato, algumas delas não espalham pólen algum. Consomem o néctar sem ajudar a planta, podendo ser consideradas, nesse sentido, parasitas.
É fácil imaginar as borboletas como insetos delicados que voam de flor em flor em busca de néctar. A longa probóscida permite que elas alcancem o fundo das flores e coletem o néctar encontrado lá. À primeira vista, a probóscida não parece adequada para o consumo de qualquer outro tipo de alimento. Embora seja verdade que o néctar açucarado é a principal fonte de energia para as borboletas, elas têm várias outras necessidades na dieta. Precisam de nutrientes e minerais para voar e se reproduzir, e muitos deles não existem nos líquidos doces produzidos pelas flores.
Pierre Yu/iStockphoto
As borboletas swallowtail (cauda-de-andorinha) obtêm seus nutrientes do solo úmidoAlgumas borboletas também consomem frutas, perfurando sua casca e drenando sua calda. Outras consomem os líquidos da superfície de uma fruta que está apodrecendo. As borboletas que preferem consumir frutas frescas podem ter uma probóscida pontiaguda, tornando mais fácil perfurar a casca.
Obter minerais e sais suficientes requer outras fontes de alimento, incluindo urina, esterco e água parada. Por isso é comum ver muitas borboletas bebendo água parada e rasa, que absorveu os minerais do solo. Esse comportamento é chamado de puddling (ficar sobre água parada). Às vezes, as borboletas voam de uma poça e retornam para ela alguns segundos depois. Isso pode movimentar a água, trazendo mais minerais à superfície. Se não houver água ao redor, a borboleta poderá regurgitar no solo e consumir o material novamente na esperança de recuperar minerais.
Todos esses comportamentos levam ao principal propósito da vida de uma borboleta, que é a reprodução. Continue lendo para conhecer os rituais de acasalamento e como os machos contribuem para a capacidade das fêmeas de botarem ovos.
Flores!