Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

qual a capacidade de um caminhão de soja?

Preciso saber, com detalhes, o seguinte:
Quanto pode levar um caminhão de soja? E que tipo de veículo pode ser usado?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. não sei se estou certo + acho que e algo entre 50 e 70 toneladas por veiculo ou mais

  2. Ana ! a capacidade de carga de um caminhão, independente de ser para transporte de soja ou não, depende do seu “porte” – tipo do motor ( potência ) – comprimento de chassis , tipo de rolagem ( eixos ) – tipo de acomodação ( caçamba , carroceria , furgão , escoamento , tanques , carretas – baús – romeu/julieta os chamados reboques e semi reboques , etc ) – depende também das tonelagens permitidas em rodovias – do peso bruto permito por carga .

    Muitos caminhões podem transportar de 5 à 45 toneladas de carga ou até mais, dependendo da sua licença para transporte , seja de soja ou não. Isso depende dos ítens que mencionei acima.

    Veja :

    Os veículos adaptados deverão portar obrigatoriamente:

    – Certificado da empresa e credencial do fabricante;

    – Certificado de registro de que a adaptação foi feita pela própria fábrica do caminhão ou atestado dado diretamente pela fábrica;

    – Em qualquer hipótese, a aplicação dos limites de PBTC/CMT (Peso Bruto Total Combinado / Capacidade Máxima de Tração) fica condicionado à existência de sistema de freios compatível no veículo rebocado, o qual deve ser comandado da cabina do motorista;

    A utilização de PBTC/CMT maior que 45.000 kg (quarenta e cinco mil quilogramas) fica condicionado a obtenção de AET (Autorização Especial de Trânsito) e somente quando se tratar de carga comprovadamente indivisível , no caso a soja, o milho , etc – à granel.

    No caso de enquadramento de um veículo em duas colunas, prevalece aquele sem certificado, se os valores forem iguais se a coluna sem certificado tiver um valor menor, o certificado será dispensado só até este valor, exigindo-se o certificado para o valor maior. Poderão, portanto, os veículos de ano de fabricação até 1969, inclusive, transitar, sem certificados de adaptação, desde que se enquadrem nos limites de peso das respectivas colunas.

    Os reboques e os semi-reboques poderão ter um, dois ou mais eixos; para reboques e semi-reboques.

    Os semi-reboques para transporte de tábuas, toras, tubos ou quaisquer outros, são considerados como semi-reboques comuns de carga, para efeito de Peso Bruto Total combinado / Capacidade Máxima de Tração(PBTC/CMT).

    Todos os veículos de fabricação a partir de 1978, deverão ter o Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Bruto Total Combinado / Capacidade Máxima de Tração (PBTC/CMT), atendendo ao índice mínimo de 6CV/t ou 5.88 HP/t.

    Conforme as observações , para enquadramento nas colunas , os reboques e semi-reboques poderão ser de qualquer tipo e possuir, indiferentemente, um, dois ou mais eixos. Para este enquadramento, portanto, são equivalentes as configurações abaixo, quanto ao número de eixo, que sejam os :

    – reboques ou semi-reboques abertos ou fechados, tipo furgão ou tanque, com ou sem aquecimento ou refrigeração, tipo plataforma carrega-tudo, tipo de transporte de animais, de toras, de tubos ou quaisquer outros.

    KRK-abraços

Related Questions