Qual a definiçao clara sobre competencia na área de educação?
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Competência é a mobilização de um conjunto de capacidades: cognitiva, motora e interpessoal que, mobilizadas, permitem ao sujeito agir nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, para enfrentar, com êxito, as situações da vida. Assim, competência é coisa de gente.
A idéia de competências tem três ingredientes básicos:
– Primeiro: relaciona-se diretamente à idéia de pessoa. Você não pode dizer que um
computador é competente; competente é o seu usuário, uma pessoa.
– Segundo: a competência vincula-se à ideia de mobilização, ou seja, a capacidade de se mobilizar o que se sabe para realizar o que se busca.
– Terceiro: a competência sempre está restrita a certo âmbito. Sempre há um limite. Não dá para ser competente para o que der e vier. A competência sempre é exercida dentro de um contexto. Quanto mais estreito é o âmbito, mais fácil é mapear as competências necessárias. A idéia de competência pressupõe uma concepção
de mundo, de pessoa, de educação.
Um exemplo que irei dar-lhe é que: a educação escolar não deve procurar apenas desenvolver a memorização, deve também procurar desenvolver a compreensão, a aplicação, a avaliação, a criatividade, a resolução de problemas.
Outro exemplo: um professor de Didática, ao ensinar a planejar, precisa conhecer todos os elementos didáticos, todas as fases do planejamento e a diferença entre planejamento e plano. Também precisa de procedimentos didáticos que conduzam o aluno a realizar atividades
para aprender. Isto poderá ser com apresentações de aulas simuladas para que desenvolva o que planejou e para que execute seu plano didático, por exemplo. Simultaneamente a estes procedimentos, utilizará atitudes que permitam ao aluno bons resultados na realização
de suas tarefas, com prazer e alegria.