Qual a diferença entre bilhar e sinuca?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
bilhar eh akele jogo com as bolinhas coloridas pela metade e as coloridas interas … e sinuca eh o do buteco
com todas as bolinhas pintadas do msm jeito .. so muda a cor
e no bilhar … vc nao mata impar nem par .. vc mata as bolas pintadas interas .. eo otro bolas meia pintada
O bilhar teve como origem um outro jogo com tacos e bolas. Chamava-se Billard de Terre e assemelhava-se ao Crocquet, pois consistia de uma série de arcos encravados na terra, através dos quais várias bolas deviam ser impulsionadas de modo a percorrerem uma determinada trajetória. Para impulsionar as bolas usava-se um taco curto e grosso, chamado bille.
O bilhar passou a ter uma identidade própria no final do século XV, quando passou a ser praticado em mesas. No século seguinte aumentou ainda mais a popularidade do bilhar, com a abertura de salões públicos que contavam com privilégios reais. No início da década de 1820, surgiram importantes modificações, criadas por um preso político. Para conseguir golpes mais precisos e uma maior eficiência no jogo, ele adaptou na ponta do taco uma cobertura de couro, e passou a forrar a mesa com tecidos finos, como o feltro, para dar mais estabilidade aos movimentos das bolas.
A partir de então, o processo de evolução caracterizou-se por um fato básico: a separação entre o bilhar propriamente dito (que passou a ser jogado em mesas sem caçapas) e o snnoker (que continuou a ser jogado com caçapas). E foi deste último que se originou a nossa sinuca.
A sinuca é jogada em uma mesa retangular com tampo de mármore ou de lousa, forrado de feltro verde, e com tabelas de borracha dura. A partida pode ser disputada por dois ou mais jogadores, ou por duas duplas cujos membros se alternam com os adversários para jogar. Cada um dos jogadores utiliza um taco, e existe um taco especial, para ajudar os jogadores quando a bola branca está em uma posição fora do seu alcance.
Apesar das diversas variantes existentes, a versão mais praticada no Brasil é a jogada com apenas uma bola vermelha. Esta é a grande diferença com relação ao snooker original, que é jogado com 15 bolas vermelhas. Entre nós costuma-se jogar a sinuca com 8 bolas, todas do mesmo tamanho e peso e diferenciadas apenas pela cor. A bola branca é a única que pode receber o impulso direto do taco do jogador para ser arremessada contra outras bolas e levá-las a cair nas caçapas. São as seguintes as cores das bolas, com seus respectivos valores: vermelha, bola 1; amarela, bola 2; verde, bola 3; marrom, bola 4; azul, bola 5; rosa, bola 6 e preta, bola 7.
A mesa de bilhar não tem caçapas e ele é jogado com tacos de sinuca e apenas três bolas, geralmente maiores que as da sinuca. Além da bola vermelha, existem outras duas, nas cores branca e amarela. Durante o jogo, cada jogador joga com uma dessas bolas. O objetivo é somar pontos fazendo carambolas, isto é, o jogador deverá jogar a sua bola e fazer com que ela toque nas outras duas.
Bilhar é o nome genérico que a gente dá para vários jogos de mesa que utilizam tacos e bolas. A sinuca é justamente um desses jogos de mesa. Para simplificar, dá para dizer que a sinuca está para o bilhar assim como o vôlei de praia está para o vôlei. Mas a coisa é um pouco mais complicada, porque a modalidade mais antiga dos jogos de bilhar obviamente também se chama… bilhar! A versão mais difundida é que essa modalidade primitiva de bilhar surgiu de um jogo francês chamado croqué, disputado nos gramados dos palácios franceses do século 15. Com uma espécie de martelo, os jogadores impulsionavam bolas por entre arcos e buracos. No inverno, a neve impedia o jogo – por isso, ele teria sido levado para os salões e jogado sobre uma mesa. Mais de 300 anos depois, em 1875, um coronel do exército inglês modificou algumas regras do bilhar e inventou a sinuca internacional ou snooker. Por aqui, o jeitinho brasileiro deu cara nova à sinuca quando ela aportou no país, no começo do século 20. “No salão de sinuca, os malandros desafiavam outros jogadores apostando cervejas. Para conseguir vencer mais adversários e faturar alto, os malandros encurtaram a duração tirando bolas da mesa de jogo. Nascia a sinuca brasileira, com apenas uma bola vermelha”, afirma o coordenador da Federação Paulista de Bilhar e Sinuca, Luiz Admir Fraisoli. Ao lado, a gente explica, de uma tacada só, as principais diferenças entre o bilhar, o snooker e a sinuca brasileira.
A sinuca é jogada c/ 21 bolas que vão sendo colocadas fora do
jogo quando os jogadores conseguem encaçapar as bolas se –
gundo as regras do jogo. É jogada em uma mesa com mármo-
re forrado c/ feltro para que as bolas deslizem c/ facilidade. A me
sa possue seis caçapas.
O bilhar ou carambola,é jogado em uma mesa sem caçapas,
com somente tres bolas que o jogador, ao bater em uma delas
com o taco, terá que fazê-la bater nas outras duas (fazendo a
carambola). A mesa do bilhar é menor.
Ambos os jogos usam tacos para impulsionar a bola do jogo.
Agora você me deixou numa sinuca.