Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Qual a diferença entre tecnólogo, superior em tecnologia e curso superior ?

E bacharel e licenciatura?
Lato sensu oque quer dizer ?

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. Tecnólogo é igual a Superior em Tecnologia. Cursos de 2 ou 3 anos cujos programas são feitos para atender demanda local de formação de mão de obra (esse é o espírito da lei).. Não tem currículo mínimo especificado pelo MEC
    .

    Curso Superior. São cursos com 4 anos ou mais de duração que dão título de bacharel ou de licenciatura. Tem currículo estabelecido pelo MEC. Podem habilitar a profissões regulamentadas como medicina, engenharia, direito etc.

    Licenciatura: habilita a dar aulas em escolas e colégios
    Bacharelado: Permite o exercício de uma profissão (médico) ou trabalhar em áreas que exigem um tipo certo de conhecimento (economia, publicidade, turismo). Fazendo o curso de complementação pedagógica o bacharel pode se habilitar a lecionar.

    Pós Graduação: Qualquer curso que exija a graduação como pré requisito para ser cursado. Pode se “strictu sensu” -sentido restrito-(mestrado ou doutorado, com exames de ingresso e feito em universidades credenciadas) ou “lato sensu” -sentido amplo- feito em faculdades em áreas de especialização.

  2. Os três tipos de cursos superiores são:
    – Tecnologia – curso voltado para emprego imediato no mercado de trabalho, sua duração é de 2 a 2,5 anos (leia o artigo e assista a um vídeo bem esclarecedor na fonte 1);
    – Bacharelado – curso de duração maior com uma formação mais generalista;
    – Licenciatura – curso voltado para que deseja lecionar, se tornar professor.

    Tecnólogo, bacharel e licenciado são títulos que é os acadêmicos recebem quando concluem os cursos acima.

    “Lato sensu é uma expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo.
    Designação genérica que se dá aos cursos de pós-graduação que não são avaliados pelo MEC e pela CAPES. Sua duração mínima é de 360 horas como regra geral, sendo concebidos para serem cursados por pessoas que desempenhem outras atividades simultaneamente.

    Embora não forneçam um título acadêmico, como mestre ou doutor, os cursos lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho. Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por um curso lato sensu, não só pela facilidade de cursá-lo, enquanto prosseguem em sua atividade profissional, mas também porque, em geral, tais cursos tendem a ser mais focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando assim sua atuação.”

  3. Tecnológos ou Cursos Superiores em Tecnologia: São cursos que integram o Sistema de Educação Profissional Brasileiro. São cursos específicos, voltados para o rápido atendimento da demanda de mercado, podendo ser concluindos, portanto, no período de 02 a 03 anos. Ao contrário do que muita gente pensa, os tecnólogos são sim profissionais de nível superior, cujo o curso é autorizado pelo MEC.

    Bacharel: É um grau acadêmico que possui diferentes caracteristicas de acordo com região e curso. Esse grau obtido após a conclusão da primeira etapa da vida acadêmica de um curso superior pode durar de 04 a 06 anos

    Licenciatura: Também é um grau acadêmico do ensino superior. Sua diferença entre o bacharelado é que esta habilita seu titular a ser professor do nível Infantil ao Ensino Médio.

    Lato sensu: São os cursos de pós-graduação que possuem duração mínima de 360h. Esses cursos transformam os graduados em Espcialistas ou MBAs.

    Stricto sensu: São os cursos de pós-graduação que titula o graduado em Mestre ou Doutor. Este é mais específico e dirigido que os cursos de lato sensu.

Related Questions