Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Qual a melhor arvore para se plantar na calçada em frente a minha casa?

A arvore que eu tenho criou raizes muito grande, e esta formando rachaduras na parede da minha sala, infelizmente terei que corta-la…. ela é linda faz uma sombra gostosa (apesar da queda de folhas), eu não sei como se chama, ela da uns coquinhos e tem muitas na beira da praia. Preciso de uma que as raizes não cresçam muito (será que existe/). Obrigado a todos.

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. As melhores árvores para calçada são aquelas em que raiz cresce para baixo (vertical).As arvores em que a raiz cresce para os lados estouram o passeio e podem comprometer as casas próximas, além do risco de queda em caso de tempestades.
    Sugiro, árvores pequenas e mais fáceis de manter, ex: pinheiro ou o álamo que é uma espécie de eucalipto (o problema que o álamo fica muito alto).

  2. Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos. A escolha deve ser baseada em alguns aspectos práticos, para que consigamos escolher uma árvore que realmente satisfaça as nossas necessidades e melhore o ambiente, sem que prejudique as calçadas e arrisque nossa residência.

    Os principais aspectos a serem levados em conta estão listados a seguir:

    1.Tipo de raiz da planta – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas. As raízes das plantas podem arrebentar o concreto das calçadas, estourar tubulações, e até mesmo danificar a estrutura da casa. Evite ao máximo o plantio de espécies desse tipo, como o fícus ou o flamboyant.

    2.Resistência dos galhos da árvore – muitas vezes nos tentamos a plantar árvores de crescimento rápido, mas em geral, essas possuem galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, podendo ocasionar acidentes. Para evitar isso, não utilize espécies de crescimento muito rápido, como o flamboyant.

    3.Queda de folhas – se você não quer ter que varrer sua calçada muitas vezes, procure escolher espécies cujas folhas não caem em determinada época do ano. Dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.

    4.Sombreamento – se você desejar um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção nesse sentido é o chapéu-de-sol.

    5.Obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Procure não utilizar espécies como a espirradeira, que além de inadequadas, são extremamente tóxicas.

    6.Clima da região – o clima da região é um fator importante. Algumas plantas de clima frio não se desenvolvem bem em climas quentes, e vice-versa. Procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio.

    7.Tipo de frutos – muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Além disso, há um perigo ainda maior de cair um fruto pesado e duro sobre alguém, podendo até mesmo levar a pessoa a óbito. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.

    8.Toxidez- algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves, até a cegueira ou mesmo à morte. Evite plantas como a espirradeira.
    Com base nesses fatores, fica muito mais fácil escolhermos qual planta colocarmos em nossas calçadas.

    Árvores de pequeno porte:
    Resedá (Lagerstroemia indica);
    Pata-de-vaca (Bauhinia variegata);
    Manacá (Tibouchina mutabilis);
    Quaresmeira (Tibouchina granulosa) – foto 1.

    Árvores de médio porte:
    Acácias em geral (Acácia mearnsii, Acacia podalyriifolia e demais);Escova de Garrafa (Callistemon viminalis);
    Grevilha (Grevillea robusta);
    Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha) – foto 2.

    Árvores de grande porte:
    Ipê roxo e rosa (Tabebuia pentaphylla e Tabebuia avellanedae);
    Pau- formiga (Triplaris brasiliana);
    Jacarandá (Jacaranda mimosaefolia) – foto 3;
    Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides).

    E há também as espécies que você deve evitar em calçadas:
    Fícus ou qualquer outro tipo de Figueira (Ficus benjamina, Ficus benjamina variegata etc.);
    Flamboyant (Delonix regia);
    Paineira (Chorisia speciosa).

  3. Existem sim, procure se informar no departamento de parques e jardins ou similar da sua cidade, geralmente eles tem mudas prontas em viveiro, para o plantio. A Pior coisa é plantar a esmo e sem conhecimento, pois podem resultar em danos no calçamento e como no seu caso na estrutura da casa..

Related Questions