Qual é a diferença entre Óxidos e Corantes na Cerâmica?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Os corantes apresentam numerosas aplicações, com especial destaque para as indústrias têxtil, alimentar e cerâmica. Já um óxido é um composto químico formado por átomos de oxigênio com outros elementos, e podem ser usados em peças decorativas, ou seja, não utilitárias (entende-se por utilitárias os recipientes para comidas e bebidas). Já os corantes (naturais) têm possibilidades de uso mais amplas.
Das matérias que já foram escritas, a que mais elucida e ensina é a que te passo.
“Óxidos corantes. São minerais em sua maioria tóxicos. Deve- se ter muito cuidado ao manuseá-los. Recomenda-se muita atenção para não colocar as mãos na boca, nariz, olhos durante o trabalho e não deixar de lavá-las com sabão ao final.
Alguns dos resultados que podem ser obtidos com o uso de óxidos misturados ao engobe: óxido de ferro- pigmentos amarelos e marrons ; óxido de cobalto – tons azuis; óxido de cobre – tons verdes; óxido de cromo – tons verdes escuros e rosas quando associado ao estanho. Estes resultados não são precisos já que outros fatores interferem no processo: o tipo de argila usada; características da queima , sua temperatura, duração etc.
Outro fator determinante, no que se refere aos matizes a serem obtidos, é o percentual do óxido agregado à argila. Por esta razão é aconselhável fazer testes começando com quantidades pequenas (entre 2 a 5%) e ir aumentando a dosagem até conseguir o resultado desejado.
Quando se usam pigmentos (corantes), no entanto, o resultado final das cores torna-se previsível, já que eles são estáveis. “
Olá Nabril..=]
Qual é a diferença entre Óxidos e Corantes na Cerâmica???
Ok, Tentarei responder. Olha só:
Os óxidos são pequenas quantidades de óxidos metálicos são adicionados para colorir os vidrados. Contudo, o resultado depende da espessura de aplicação do vidrado, da cor do biscoito, da temperatura de queima e da atmosfera do forno.
fonte: http://www.ufrgs.br/lacad/matprcolorantes.html
Já os Corantes de Cerâmica servem para serem utilizados na indústria cerâmica. Os corantes produzem a cor dos esmaltes com óxidos metálicos como o cobre, ferro, manganês, cromo, antimônio, níquel, dentre outros,. ou com misturas de óxidos Os óxidos produzem cores diferentes de acordo com as bases plúmbeas ou alcalinas dos esmaltes.
Certo?
é isso..
fonte:http://www.portorossi.art.br/vidrados.htm
bjussssssssssssssssssss =]