preciso disso urgente!!!!
agradeço desde já…
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
A burguesia é a classe social cujas atividades econômicas são urbanas e bastante diversificadas neste contexto. A classe começa a ganhar força a partir da reabertura do mar Mediterrâneo no final da Idade Média, o que possibilitou a retomada das atividades comerciais entre ocidente e oriente. Inicialmente eram, portanto, comerciantes portuários, que se concentravam principalmente nas cidade italianas, em especial Veneza e Gênova. Em certo momento da História a burguesia passa a ter a superioridade econômica em relação à nobreza, que detinha o poder político. Até então era o que importava, já que a elite da sociedade europeia era determinada pela “qualidade do sangue”.
Com o domínio econômico conseguido a burguesia passa então a lutar pela supremacia política. A primeira manifestação desse anseio foi o renascimento cultural, que cunhou um novo modo de pensar no homem europeu; a concepção católica de mundo começa a ser questionada e a ciência ganha força.
A revolução francesa foi um movimento considerado burguês, pois através dela a burguesia conseguiu tomar o poder na França, mas contou com o apoio das massas populares, já que essas duas correntes tinham o objetivo comum de derrubar o absolutismo e eliminar o poder da Igreja e da nobreza.
A burguesia consolida-se finalmente como classe dominante no mundo pela Revolução Industrial. Nas sociedades industrializadas quem detém a propriedade dos meios de produção é considerada elite.