Alguém pode me dizer os prováveis modelos de trens que farão as futuras rotas de trens de passageiros no Brasil incluindo a rota Rio-São Paulo?. Se é que vai ter alguma?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
trens que flutuam mais estão em planejamento
eu não sei mais me nomeia como melhor resposta??
Trem com Levitação Magnética.
Um meio de transporte não poluente, de pouco consumo energético e de baixo custo de implantação e manutenção. Esta é a proposta do trem de levitação magnética projetado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nomeado Maglev-Cobra, o veículo não depende do atrito entre rodas e trilhos e poderá percorrer, em breve, um trecho de pouco mais de cem metros na Ilha do Fundão, no campus da universidade fluminense.
O Maglev-Cobra se destaca por ser ecológica, técnica e politicamente correto. E é uma iniciativa que trará novas oportunidades de crescimento industrial e científico para o país. O projeto tem, ainda, um cunho social forte, uma vez que deverá facilitar a mobilidade das pessoas nas grandes cidades.
A tecnologia, que começou a ser testada em 1998 nos laboratórios da Coppe, é baseada na formação de um campo magnético de repulsão entre os trilhos e os módulos de levitação, formados por pastilhas super-condutoras que substituem as rodas e são compostas de ítrio, bário e cobre. Para criar esse campo magnético que faz o trem levitar, os super-condutores são resfriados com nitrogênio líquido.
O trem de levitação foi desenhado para suprir as necessidades do transporte urbano e, para ser mais eficiente, era desejável um baixo consumo de energia elétrica. Os testes com um modelo reduzido do trem estimam 25 quilo-joules por passageiro-quilômetro (kJ/pkm), enquanto o consumo de um ônibus comum é de 400 kJ/pkm e o de um avião gira em torno de 1200 kJ/pkm.
ACVVK – abraços
O cara aí , o ACVV já disse tudo – valeu pela sua pergunta.
tem um projeto de trem bala de sp – rio.