Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

qual foi o pensamento teologico de F.D Schleiermacher?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. Veja se posso ajudar:
    Entre no endereço abaixo, na parte inferior da página há um link (webartigos). Ao entrar no link, procure por CATEGORIAS.
    http://joerlandioprofessor.blogspot.com/

    Boa Sorte e Boa Pesquisa!

  2. Foi corresponsável pela aparição da teologia liberal, negando a historicidade dos milagres e a autoridade literal das Escrituras.

    Schleiermacher tentou tornar a fé cristã palatável aos que foram educados e influenciados pelo pensadores iluministas. A tradição de teologia que fundou, e quem ainda é muito importante hoje em dia, se chama “Liberal” por causa de sua ênfase no direito do individuo de definir os termos de sua própria fé sem ser intimidado por nenhuma autoridade. Era uma idéia compartilhada com o movimento romântico – Schleiermacher foi muito influenciado pelo romantismo alemão. Sua teologia abriu as portas para que o pensamento iluminista secular entrasse na esfera teológica. Embora não acreditasse que a bíblia fosse a palavra de Deus inspirada e que ninguém poderia estar seguro de nada além que a sua experiência pessoal, ele firmemente sustentava que cada pessoa tem uma consciência de Deus que instila um senso dependência para com algo para além de si mesmo, e que uma vez que o homem é totalmente dependente de Deus, o pecado resulta sempre que a pessoa se debate por independencia. Para Schleiermacher, o Jesus encontrado no Novo Testamento e exaltado nos credos foi mal interpretado como Deus, sendo de fato um homem que alcançou a pura consciência de Deus. “Religião é: A consciência da divindade tal como se encontra em nós mesmos e no mundo” Schleiermacher.

    Para Schleiermacher os sentimentos é que interessa à religião, assim ele evitava definir religião em termos de razão e de moralidade. Ele identifica Deus, a molde de Spinoza, com o mundo, cosiderado como um todo. Apesar do panteísmo, Schleiermacher posteriormente identifica-se com Agostinho e Calvino.

    A autoridade final, na religião, para Schleiermacher não são as Escrituras, nem a razão e nem uma relação entre as duas. Antes é o sentimento religioso (uma espécie de intuição) combinado com a experiência religiosa dali derivada.

    Também participou da reação ao racionalismo por meio do movimento Sturm und Drang.

Related Questions